segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

UM SONHO ANTIGO... Um poema de Edite C.C. Pereira

Flor de aboboreira.Foto tirada na margem da ribeira, na minha horta em Galamares - Sintra.

UM SONHO ANTIGO ...

«Uma vez uma menina
inda muito pequenina
teve um sonho diferente:
sonho não compreendido,
naquele tempo atrevido,
que alvoroçou toda a gente.

Depois, já quase mulher,
teve mesmo que escolher
o que queria ser na vida.
E aquele sonho antigo
que foi crescendo consigo,
tomou forma definida.

Decidiu ser Enfermeira.
E, querendo esta carreira,
teve muito que lutar
contra ideias e conceitos
de quem só via defeitos
na vida que ia encetar.

Com muita perseverança,
sempre cheia de esperança,
durante anos estudou.
E por fim já preparada,
começou uma caminhada,
a que sempre desejou.

 E viu tanto sofrimento
que nunca, em qualquer momento,
pensou poder encontrar.
Os dramas de tantas vidas,
a dor, esperanças perdidas
e a morte sempre a espreitar.

Mesmo sendo já mulher,
continuou a crescer.
E dentro de si mudou:
Ganhou calma e paciência
mas perdeu a inocência
da menina que sonhou.

Teve uma vida tão cheia!
Nem ela fazia ideia
que sempre iria lembrar
os sucessos, incertezas,
alegrias e tristezas.
Valeu a pena sonhar.»

(Edite C. C. Pereira - no livro - Lágrimas  e Sorrisos)

Nota pessoal:
A Edite  estudou na Escola Técnica de Enfermeiras - Instituto Português de Oncologia.
Entretanto, eu estudava  na Escola de Enfermagem do Hospital de Santa Maria.

Recebi o meu diploma fez 53 anos,  há três dias - 08/12/1964.

4 comentários:

Rosa disse...

olá Viviana.



Um "sonho antigo" muito bom de ler...

Então 53 anos de diploma! interessante, imagino como seria a enfermeira Viviana.

Competente, sem duvida.


Viviana, sem muitas demoras,como sabe, este tempo,para mim é muito trabalhoso e cansativo...

Tenho descansado pouquíssimo, mas hoje vou aproveitar e descansar mais cedo.

Desejo-vos uma noite tranquila...


Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Também achei interessante o poema da Edite

Ah! minha boa amiga, um dia...quando nos encontrarmos, hei-de contar-lhe a maneira linda...como o Senhor Deus me encaminhou para a enfermagem, onde pude realizar - me de uma forma tão rica tão gratificante.

Imagino quanto trabalhinho de máquina...

Oro por si.

O meu fraterno abraço
Viviana

dilita disse...

Olá querida Viviana

Desde o primeiro verso eu estava a ver a Viviana e não pensava em mais ninguém.É que aquela me parece a sua história, a sua linda história de vida, determinada, ponderada,contagiando com amor tudo o que a rodeia. (a Edite não disse, mas aqueles versos foram para a Viviana)

Gostei muito, nota-se. Mas a verdade é que eu gosto do seu Blog pela totalidade. Repito-me na afirmação, mas é verdade.
Um abraço forte.
Dilita

Viviana disse...

Dilita!

Ah! minha boa e linda amiga!

Como me alegrou a sua visita?...
E, as suas palavras.

Interessante, o seu ponto de vista do poema da Edite.

Sorri longamente quando li o que escreveu a respeito.

Obrigada, minha boa amiga

Um abraço cheio de amizade e carinho
Viviana