quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Como se processa a alteração da cor das folhas?

A linda macieira "da minha horta"

No Outono, as folhas da macieira, foram -se soltando da árvore  e, levadas pelo vento, deixaram a  árvore despida. Assim permanecerá até à Primavera, quando brotarão flores e novas folhas.

Mas...

«Como se processa a alteração da cor das folhas?

No Outono, as folhas ficam isoladas do resto da árvore. Privadas de nutrientes e de humidade, as folhas deixam de conseguir  sintetizar clorofila.
   À medida que a clorofila se esgota, os pigmentos amarelos e laranja - sempre presentes, mas camuflados pela clorofila - tornam-se dominantes. Podem  também surgir tons de vermelho e púrpura, produzidos durante uma série de reacções químicas que implicam  açucares  que se formam à medida que as noites arrefecem.»

        (No livro - ABC da Natureza)

    
"Os meus figuinhos da casa sa aldeia."
                                                    Na folha de verão, o pigmento verde é dominante.


 No Outono,  a produção de clorofila cessa  e aparecem outros pigmentos.
                                                       A ligação da folha ao ramo enfraquece e a folha cai. 

                                                       ( Fonte da imagem:www.educadora.am.br)

4 comentários:

Sandra Veneziani disse...

Minha linda e doce Viviana,
Estes figos me trouxeram uma lembrança tão boa.
Em casa tinha uma figueira e minha mãe fazia doce e licor de figo.
Que tempo bom. Que lembranças boas.
Saudades ficou!
beijos e belo texto.
San

esperança disse...

Maninha! Gosto do comentário de Sandra Veneziani: Pois em mim, também a imensa e doce saudade ficou.

também gostei muito do teu poste.
Beinhos

Viviana disse...

Querida Sandrinha

Que bons são os figos!
Como tenho duas grandes figueiras, posso comer e...destribuir...´à vontade.

Um abraço boa amiga
Viviana

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Eu sei...eu sei quanto aprecias os figuitos!

A Sandrinha é um amor!

Um abraço
Viviana