quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Este Verão preferi os pêssegos


Este Verão preferi os pêssegos. Praticamente, como um ou dois todos os dias.
A fruteira está cheia de uma variedade de fruta, mas  eu "atiro-me" aos pêssegos.
Em criança, comi bastantes,  ainda meios verdes...Lembro-me dos "pêssegos da tia Beatriz".
Era uma vizinha, amiga da minha família, que tinha uma quintazinha perto da nossa casa, aonde abundavam as árvores de fruto. O que mais havia eram ameixas, das vermelhas e também das amarelas, mas pêssegos também havia muitos. Sorrio, ao recordar que a "tia Beatriz" atou um cão de guarda, no tronco de um pessegueiro novo, que era o que produzia os melhores pêssegos. Eu, e o meu irmão, não achámos muita graça.

Pois bem, cresci, e  aprendi a gostar de outras frutas, como as maçãs e os figos.
Mas então porque preferi os pêssegos este Verão?
Acontece que aqui pertinho de casa há um pequeno supermercado, que pertence a uma jovem que cresceu com os meus filhos aqui em Mira-Sintra. Os pais, foram viver para uma quinta do outro lado do Tejo, onde produzem vários legumes e frutas, que a filha vende aqui no supermercado. Acontece que nos habituámos há muitos anos a fazer as compras "na Maria João"...e embora tendo uma loja Lidl em frente...só vamos lá buscar o que a Maria João não tem.
Pois bem, este verão, ela começou cedo, no princípio da época, a vender entre outras frutas, laranjas e pêssegos, ambos excelentes.
Naturalmente, serão bem regados e bem cuidados, e daí, o explica-se que sejam tão saborosos e sumarentos.

E, já agora, que falamos de pêssegos, vou lembrar alguns dos seus muitos benefícios para a saúde:

Os pêssegos são muito antigos. Conhecem-se   desde cerca de 1000 anos antes de Cristo.
Parecem serem naturais da China.
Sabe-se que as noivas se adornavam com  as belas flores do pessegueiro

São um alimento excelente, ricos em:
Cálcio, ferro, magnésio, fosforo, potássio e sódio. Vitamina B1, B2, B6, Vitamina C e vitamina E.
É um poderoso anti-oxidante e um óptimo diurético. Adequado para quem quer perder peso.
Para além disto, têm um grande valor nutritivo.

Sem comentários: