quarta-feira, 19 de julho de 2017

O Alecrim - rosmarinus officinalis

O tão popular Alecrim. Fonte da imagem: https://hortas.info/
ALECRIM  Labiadas

«O alecrim ou orvalho do mar, ocupa um lugar muito especial no coração dos que o consideram a essência do jardim de "ervas" estival. É Usado por cozinheiros e boticários desde os tempos mais remotos. Com fama de reforçar a memória, cedo se tornou o emblema da felicidade doa amantes.
Outrora, queimava-se alecrim resinoso nos quartos dos doentes, para purificar o ar, e espalhavam-se os seu ramos nos tribunais, a fim de afastar a "febre das cadeias" (Tifo). Durante a peste, era transportado em bolsinhas  à volta do pescoço, que se cheiravam quando se viajava por zonas suspeitas. Nalgumas aldeias mediterrânicas, põe-se a roupa branca a secar em cima do alecrim para que o sol liberte o seu aroma, que repele as traças. Também é uma boa planta  para vedações e jardins.
Além do alecrim comum, existem muitas variedades, incluindo uma nova e vigorosa, erecta chamada Sawyer´s selection, com grandes flores malva-azuladas, que podem atingir doois metros e meio em três anos. Há também uma variedade de extremidades douradas e os textos antigos mencionam uma outra prateada.

(No livro - Plantas Aromáticas - Guia Prático)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá viviana.


Ora aqui está mais uma das plantas de que eu gosto, pela sua elegância e aroma.

E claro está, tenho alguns pés no quintal, já não são bem pés, porque ele vai correndo e enchendo o espaço.

Viviana, boa noite para vós


Abraços à Eduarda :))

Viviana disse...

Querida Rosa

"Alecrim, alecrim aos molhos..."
Lembra-se quando se cantava isto aí por todo o lado?

Um grande abraço. boa amiga
Viviana