sexta-feira, 24 de março de 2017

O Rei Salomão e a Rainha de Sabá

O Rei Salomão recebendo a Rainha de  Sabá - Fonte da imagem. http://livrespelafe.blogspot.pt. 
Ando a ler, na Bíblia,  o II Livro de Crónicas dos Reis de Judá.Calmamente, tranquilamente, sem pressas. Hoje, de manhã, li o capítulo  9 do qual gostei tanto e achei tão bonito, que não resisto a partilhá-lo aqui com os amigos.

«A fama do Rei Salomão chegou até à corte da Rainha de Sabá. Por isso, ela foi a Jerusalém  para o pôr à prova com perguntas difíceis. Foi acompanhada por um grande séquito, com camelos carregados de perfumes, grande quantidade de ouro e de pedras preciosas. Quando se encontrou com Salomão, expôs-lhe tudo o que tinha pensado. Salomão respondeu a todas as questões, sem deixar uma única  a que não soubesse dar resposta. A rainha de Sabá pôde apreciar a sabedoria de Salomão, o palácio que ele tinha construído, os manjares da sua mesa, o modo como os seus cortesãos  ocupavam os seus lugares, a maneira de vestir dos seus empregados,  e dos que serviam à mesa e pôde ver o rei a subir em procissão para o templo do SENHOR. Perante tudo isto, ela ficou  tão impressionada que disse ao rei:«É realmente verdade tudo o que eu tinha ouvido no meu país a respeito das tuas obras e da tua sabedoria! Mas só agora é que eu posso acreditar, depois de ter vindo e ter visto com  os meus olhos. Não me tinham contado nem metade do que é a tua sabedoria, pois é muito mais do que me tinham dito. Felizes os que vivem contigo e os que estão ao teu  serviço, pois estão sempre junto de ti e ouvem as tuas palavras de sabedoria. Louvado seja o SENHOR, teu Deus,, que te escolheu para subires ao seu trono e seres o seu rei!  Foi pelo seu amor a Israel, que ele quer manter para sempre, que o Senhor te fez rei, para os governares com rectidão e justiça!»
     Ofereceu depois a Salomão cerca de três toneladas e meia de ouro, uma grande quantidade de perfumes e de pedras preciosas. Nunca se viram em Israel tantos perfumes como os que  ofereceu a rainha de Sabá a Salomão.
   Os homens que  estavam ao serviço  do rei Hiram, juntamente  com os de Salomão tinham-lhe levado de Ofir, ouro, madeira de sândalo e pedras preciosas. Com a madeira de sândalo, o rei fez o soalho  do templo do SENHOR e do palácio real e também as harpas e as liras para os cantores. Nunca se  tinha visto coisa semelhante em Judá. Por sua parte, o rei Salomão ofereceu à rainha de Sabá  tudo o que ela desejava e lhe pediu, pois mais  do que ela  própria tinha levado ao rei. Depois disto, a rainha voltou para o seu pais com aqueles que a acompanhavam.»

  (II livro de Crónicas 9:1 a 12)
     Na Bíblia para Todos

Sem comentários: