terça-feira, 11 de outubro de 2016

C. E.C.D. Mira-Sintra Promove projecto Jardins Cool - Hortoterapia


C.E.C.D. Mira-Sintra promove projecto Jardins Cool - Hortoterapia

«Na passada quarta feira, dia 5 de Outubro, nos onze países  onde a Fundação Jumbo para a Juventude está presente celebrou-se  O Dia Solidário com o objectivo de dinamizar acções de solidariedade em todas as lojas da Auchan Retail.
O Dia Solidário celebra- se  no ano em que a Fundação Jumbo para a Juventude comemora o  seu 20º aniversário. De relembrar, que a Fundação para assinalar esta data  especial promoveu recentemente o Concurso Juntos pela Juventude, tendo sido entregue, em Portugal,  mais de 300 mil Euros  em 16 projectos sociais, nas zonas de implantação das Lojas Jumbo, integrados nas áreas da educação, da saúde e da reitegração com impacto económico e social na comunidade.
Em Portugal, o Dia Solidário Jumbo  incluiu diversas acções em todas as lojas, desde visitas guiadas, concertos, exposições, workshops, acções de sensibilização, entre  muitas outras. Foi im dia de convívio entre clientes e,  colaboradores e instituições locais onde cada uma das lojas teve  uma programação específica.

No Jumbo de Sintra, as actividades tiveram início com  com a entrega do prémio ao projecto "Jardins Cool - Hortoterapia"  do C.E.C.D. Mira-Sintra. - Centro de Educação para o cidadão com Deficiência, um dos 16 vencedores do concurso Juntos  pela Juventude e que irá receber o apoio   da Fundação Jumbo para a Juventude.. Para implementação deste projecto, foi atribuida uma verba de  no valor de 19.505 Euros.

O projecto "Jardins Cool" tem como desafio tornar a manutenção de espaços verdes no contexto escolar., um factor de ´"inclusão"  e responsabilidade social, permitindo que esta actividade seja realizada por pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e, simultâneamente, possa integrar alunos com necessidades educativas especiais. (NEE), aplicando os princípios da horticultura terapêutica e da horta acessível.

O projecto inovador pela introdução de equipamentos utilizados pela primeira vez em Portugal, terá o seu início no Agrupamento  de Escolas Ferreira de Castro, em Mem-Martins.
O Dia Solidário contou igualmente com várias animações (AgitArte, teatromosca, taekwondo adaptado,  Kundalini yôga, ginástica e educação ambiental com Fernanda Botelho), ateliês de barro, cortiça, entre outros materiais e vendas de artesanato.»

(Jornal da Região - Sintra)

Nota pessoal:
É com muita alegria e "orgulho", que posso afirmar, em boa verdade, que este Centro de Mira-Sintra   - C.E.C.D. é considerado o melhor, ou, um dos melhores do género no país. Fazem um trabalho excelente de jardinagem e outro,  em todo o bairro. São pessoas extremamente simpáticas e amigáveis. Tenho por elas, um enorme carinho e consideração, bem assim como por  todos os professores e responsáveis por este magnífico Centro.
PARABÉNS! Meus caros amigos. Muito obrigada por serem as pessoas lindas que são, e por tudo quanto têm feito e continuam a fazer por este nosso belo e amado Bairro de Mira-Sintra
Para  todos, o meu abraço fraterno.

Algumas fotos do acontecimento:
           


http://www.cecdmirasintra.org/

Sem comentários: