segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A Joaninha - Coccinellidae

Joaninha -  Coccinellidae. Fonte da imagem: https://pixabay.com/
A Joaninha - Coccinellidae

Hoje, decidi apresentar aqui aos amigos, "um bichinho". Pensei um pouco e, sorrindo, escolhi a Joaninha.
Creio não haver ninguém, que não simpatize  ou "engrace", com ela. É tão bonitinha! Na forma e na cor...
Lembro-me que quando  era criança, encontrava-as com frequência nas plantas da horta do meu pai, ou nas flores, tanto campestres como de jardim.

Recordo-me me, que  naquela altura, ninguém "tinha medo"? destes e doutros bichinhos, como as aranhas, as abelhas, ect. etc. como hoje...Tenho vários netos que, já crescidos, não podem ver uma aranha, por mais pequenina que seja, ou uma vespa, ou uma traça.
Isso espanta-me! Pois eu  "não tenho medo", nem de aranhas, mesmo quando andam sobre o meu braço, o que já aconteceu no pátio e jardim da casa da aldeia, abelhas, ou vespas...que já me picaram... três de uma vez...convivendo muito bem com elas. Claro que as respeito e não as persigo, nem com elas me meto.

Mas voltemos ás Joaninhas:

Em criança,  eu,  os meus irmãos, e os amiguinhos, apanhávamos com muito cuidado uma Joaninha,  que colocávamos em cima de uma folha,  na mão,  levantávamos a mão e dizíamos "uma cantilena" mais ou menos assim:

"Joaninha avoa, avoa,  que o teu pai foi a Lisboa, buscar uma prenda para ti."

E, ía-mos repetindo, repetindo,  a lenga-lenga, até que a Joaninha começava "a desembrulhar" as asas... e levantava voo,  para nossa alegria e satisfação. 

Pesquisando na net, sobre esta "lenga-lenga", descobri isto:

Joaninha voa voa
Que o teu pai foi a Lisboa
Com um saco de dinheiro
P'ra pagar ao sapateiro

Joaninha voa voa
Que o teu pai foi para Lisboa
Com um saco de farinha
Para ti, ó Joaninha.

Ou, então:


Joaninha voa voa
Que o teu pai está em Lisboa
A tua mãe no moinho
A comer pão com toucinho.

Joaninha voa voa
Que o teu pai está em Lisboa
Com um rabinho de sardinha
Para comer, que mais não tinha...


Joaninha voa voa
Que o teu pai foi p'ra Lisboa
Voa, Joaninha voa
Qu'eu te darei pão e broa
Voa voa, Joaninha
Leva cartas p'ra Lisboa
Enfiadas numa linha.


( http://amaral-marques.blogspot.pt/)

Para quem estiver interessado, deixo aqui, alguma informação sobre as Joaninhas:

Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semiesférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 4 a 8 milímetros, vivendo até 180 dias ou ate 6 meses. Como os demais coleópteros, passam por uma metamorfose completa durante seu desenvolvimento; seus ovos eclodem em 1 semana e o estágio larval é de 3 semanas, durante o qual o inseto já apresenta a mesma alimentação do adulto (imago). As larvas, geralmente, tem corpo achatado e longo, com tubérculos ou espinhos e faixas coloridas ao seu longo. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies na família, distribuídas por 350 gêneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.
As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídios, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores em suas plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como ameaçadas.

 ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaninha)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Espero que tudo esteja bem por aí.

A Joaninha é realmente um (bichinho) muito simpático.

Tenho pena de não as encontrar pelo quintal com a facilidade de alguns tempos atrás.

O "homem" com tanto desenvolvimento ou melhor com tanto químicos consegue que tudo vá desaparecendo.

Amiga, um dia feliz

Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Eu simpatizo deveras com as Joaninhas.

Na minha horta, em Galamares - Sintra - "O meu agricultor" - Sr. Guterres (primo do Eng Guterres -ex-primeiro ministro - protege as Joaninhas e fica todo contente quando as encontra..mostra-mas, todo feliz.

Um grande abraço
Viviana