quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vida, banquete e festa - Por Ignacio Larrañaga



«A tua  benignidade vale mais do que a vida» (Salmo 63:3)
O que é a vida?
Existir é uma coisa - diz-se - e viver é outra. Pode -se existir e ser ou sentir-se infeliz; viver, pelo contrário, implica, de algum modo, e nalguma medida, sentir-se feliz.
Deixando de lado as considerações abstratas, chamamos vida, na linguagem corrente, a um conjunto de coisas agradáveis (saúde, prestígio, amizade,...), que fazem com que uma existência resulte aprazível.
Há palavras na Bíblia que encerram conteúdo idêntico: graça, amor, misericórdia, lealdade; é o próprio Deus, enquanto ama, cuida, protege. Pois bem, o salmista, seguramente fazendo referência a uma experiência pessoal, vem dizer, neste versículo, que, por pouco que o homem experimente o amor do Pai e por pouco que goze  da sua presença, pode encontrar nessa experiência mais doçura e riqueza, do que em todas as satisfações da vida.
A vida, naturalmente,  oferece alegrias, mas elas são efémeras e precárias. Uma pessoa sente-se feliz num determinado  momento e, daí a meia hora, ao sair à rua, recorda aquele desditoso assunto e, de repente, o céu cobre-se de tristeza.
Outra pessoa acordou tranquila e contente,mas ao meio da ,manhã, recebe uma carta com más notícias e a sua alma enche-se de preocupação e ansiedade. E assim se poderiam multiplicar exemplos. É tudo tão  efémero!
Algum tempo depois de  cruzar em muitas direcções os velhos caminhos e de encher os próprios arquivos de antigas recordações, o homem, por si mesmo, e em virtude da precipitação  que a vida dá, e a que chamamos sabedoria, chega à  conclusão definitiva de que a verdadeira fonte de paz e alegria,  de segurança e liberdade, é Deus, só Deus. «A tua benignidade   vale mais do que a vida».

(Ignacio Larrañaga - no livro - Salmos para a vida)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Gosto do tema: Vida, banquete e festa.


É como lemos, a vida não é uma única linha recta.
Ela tem altos e baixos, sol e tormentas...
É festa e banquete, é tristeza e lágrimas...

Só nos serve aceitar (e fazer a nossa parte) e entregar tudo nas mãos de Deus Benigno e Criador...


Viviana, sempre em corrida, não tenho tido muito tempo e a Serenita tem vindo para casa da avó e o computador esta no quarto onde ela dorme. E para que isso aconteça temos de andar em bicos de pés :))


Amiga, tenham um bom fim de tarde e bom fim semana

Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Obrigada por a suas boas palavras, amiga.
Apreciei muito, creia.

Não se preocupe se não pode "vir ao meu blogue"...

Eu sei, eu sei.

A vida está cheiínha que nem um ovo... não é?

Fique tranquila, amiga. Continuarei intercedendo ao Pai por si, por o Helder e por a sua linda familia, não esquecendo a Serena...Sereninha.

Tenha um abençoado Domingo
Um grande abraço
Viviana