terça-feira, 8 de setembro de 2015

Prémio de Visão António Champalimaud - Ano de 2015

 Os vencedores do Prémio. Fonte da imagem: http://www.fchampalimaud.org/pt

«O  Prémio António Champalimaud de Visão, é atribuído pela  Fundação Champalimaud,  com sede em   Lisboa, e visa distinguir instituições que lutem contra a cegueira.
Com o valor de um milhão de Euros, é o maior galardão mundial no sector da oftalmologia e combate à cegueira.
Nos anos pares, o galardão distingue a investigação científica feita na área oftalmológica e, nos anos ímpares, o trabalho realizado por instituições na prevenção e no combate à cegueira e doenças da visão»
         (wikipédia.)

2015

"O Prémio António Champalimaud de Visão 2015,  reconheceu um projeto desenvolvido por três organizações que uniram esforços em torno de um objetivo comum - a luta contra a cegueira e a pobreza em África.

O Projecto Kilimanjaro,  consiste num modelo colaborativo pioneiro. O Kilimajaro Centre for Community Ophthalmology (KCCO), a Seva Foundation e a Seva Canada juntaram as suas diferentes áreas de atuação e especialização com o objetivo de combater as doenças da visão, combater a pobreza e criar modelos de sustentabilidade económica em comunidades remotas da África subsaariana".

        ( http://www.fchampalimaud.org/pt)



Nota Pessoal:

Como cidadã portuguesa, não posso deixar de me alegrar e regozijar, por ser uma Fundação Portuguesa, a   responsável por este extraordinário Prémio. Lembro, com muito respeito e muita gratidão,  o homem português, António Champalimaud, um grande empresário, muito maltratado no pós 25 da Abril, tendo tido de fugir de  Portugal para o Brasil, onde continuou a rentabilizar as suas empresas, tendo regressado a Portugal anos mais tarde. Continuou o seu projecto empresarial, e quando morreu de cancro, deixou uma boa parte da sua fortuna pessoal, para esta extraordinária Fundação, que integra os maiores especialista do mundo, na luta contra o cancro
Dirigido, por escolha do fundador, por a Drª Leonor Beleza, uma grande mulher que foi ministra da saúde em Portugal, e que tem sido uma grande e competente  dinamizadora deste valioso projecto.
Podia ver-se, nas imagens transmitidas ontem pela comunicação social, como ela estava feliz.

Sem comentários: