quinta-feira, 24 de setembro de 2015

"Não roubes" - Oitavo mandamento

Oitavo mandamento. Fonte da imagem: estudandopalavra.blogspot.com
 
"Não roubes." (Êxodo 20:15 e Deuteronómio 5:19)
 
«Sendo uma realidade presente em todas as épocas e sociedades humanas, o acto de roubar foi sempre considerado crime, ou seja, a transgressão ou "infracção de um preceito da lei ou da moral". Repudiado e penalizado pela forma como afecta e põe em causa as relações entre as pessoas e o Estado, a vida em sociedade e a natureza.
Não é de estranhar, pois, que o significado do termo bíblico que se traduz por "roubar" seja apropriar-se daquilo que pertence a outra pessoa sem o seu consentimento ou conhecimento", semelhante ao que se encontra  na generalidade dos dicionários. Na prática roubar é ficar  com algo que não nos pertence. Infelizmente, as estatísticas sobre a criminalidade e os relatos de crimes mais ou menos violentos que fazem a abertura dos noticiários, revelam que se trata de uma realidade em crescimento. Em Portugal, por exemplo, de acordo com os dados da Pordata, entre 1960 e 2009 o número de condenados em processos - crime em Portugal triplicou...
 
...Como acontece com todos os mandamentos, e com este em particular, o desafio que Deus nos coloca é que, em primeiro lugar, avaliemos as nossas  acções pessoais à luz deste padrão, e não tanto que o usemos para medir e condenar os outros. Porque, tal como Jesus deixa bem claro no sermão da Montanha, roubar, ou seja,  quebrar o oitavo mandamento,  é o resultado prático de quebrar o décimo mandamento, quando deixamos  que a cobiça ganhe raízes e controle a nossa vontade, quando agimos em resposta à nossa cobiça.»
 
(Allan Pallister e Samuel Cerqueira - no livro - Ética Cristã para Hoje. Pág.243 e 245)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Sem muito tempo livre, as vindimas estão em força, as uvas são muuuuuitas e tenho de ajudar o sr. Helder:))


Apesar de não ser das coisas mais agradáveis,este oitavo mandamento, ao ler sorri e pensei, já naquele tempo longínquo o Senhor teve de fazer este mandamento, porque terá sido?

Não mudamos muito, afinal, ainda hoje continua a ser actual o oitavo mandamento :)))


Viviana, uma noite agradável.
Abraços de amizade.

Viviana disse...

Querida Rosa

Posso imaginar.. a alegria - mas também tanto trabalhinho para cortar as uvinhas.

Graças a Deus por elas.

Quanto ao mandamento, o Criador bem sabia do que é que o coração humano é capaz.

Que bom que há "um remédio"!

A vida do Senhor Jesus dada em nosso lugar na cruz.

O meu abraço boa amiga
Viviana