sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A violeta-de-cheiro - Viola odorata

Violeta-de-cheiro - viola odorata
Violeta-de-cheiro - Viola odorata

"Delicioso arauto da Primavera, esta modesta  "erva" é a mais perfumada  das violetas. Há muito que que é cultivada devido ao seu perfume e cor, e é adicionada a cosméticos, bebidas, doces e xaropes
O seu aroma sedutor sugere emoções fortes e, assim, tornou-se uma planta de Vénus (ou Afrodite para os Romanos).
Os gregos escolheram-na para símbolo da fertilidade, os Romanos apreciavam muito o vinho aromatizado com esta violeta e era ele o emblema do partido imperial napoleónico. O seu perfume era um dos mais populares na Inglaterra vitoriana, e a última imperatriz viúva da China importava frascos de Violeta regia de Berlim.Tanto os escritores  famosos, de Homero a Shakespeare, como os antigos herbanários falam afectuosamente desta encantadora flor e das suas propriedades calmantes.

Flor

As flores perfumadas, violáceas ou brancas, desabrocham no fim do inverno até meados  da Primavera, e são uma fonte de nectar para as primeiras borboletas"
   (No meu belíssimo livro - Plantas aromáticas- Guia prático-  da autoria de Lesley Bremness).
Nota pessoal:
Há cerca de 40 anos que temos violetas  no nosso jardim da casa da aldeia. Decerto foram plantadas pela minha doce mãe - Nena. Reaparecem todos os invernos e alegram o jardim,  primeiro com as flores, depois  as próprias plantas com o seu tom de verde muito belo.
Rego-as  sempre, até que nos fins de Setembro desaparecem - mesmo regando-as - para regressarem no inverno. Costumo dizer que vão dormir.
Gosto muito delas e trato-as com muito carinho.

Sem comentários: