terça-feira, 30 de junho de 2015

Futebol Nocturno - Michel Quoist

Estádio do Benfica
FUTEBOL NOCTURNO

" Os homens gostariam quase sempre de estar no tempo e no espaço, onde não estão.
Perigosa ilusão. O lugar de cada um no mundo é um desejo eterno do Pai em relação a ele.
Para que a sua vida tenha êxito, para que a Humanidade tenha êxito, graças a ele, o homem, cada homem deve estar o mais perfeitamente possível presente no  seu lugar.
Sua vida é uma obra Divina.
No Estádio esta noite...
...Logo que os reflectores tingiram de verde o veludo do imenso relvado
A noite entoou um coral alimentado por dez mil vozes.
É que o mestre- de - cerimónia dera o sinal para começar  o ofício....

...A bola branca rolava de oficiante para oficiante, como se tudo estivesse preparado de antemão, minuciosamente.
Passava de um para outro, corria pelo relvado ou voava por sobre as cabeças.
Cada um estava em seu lugar, recebendo-a por sua vez, com chutos compassados passava-a ao outro - e o outro lá estava para a receber e dar o passe.
E porque cada um fazia  o seu trabalho, no lugar onde era preciso.
Porque cada qual dava o esforço pedido, porque cada qual sabia  que precisava  de todos os outros,
Lentamente, mas com segurança, a bola ia avançando.
E, então, após ter recebido o labor de cada um.
Após ter reunido o coração dos onze jogadores.
A equipa atirou a bola
E marcou o tento da vitória...
...Eu pensava,  Senhor, que a história humana, para nós uma longa partida, era para Ti essa grande Liturgia.
Prodigiosa cerimónia começada na aurora dos tempos e que só terminará quando o último oficiante  tiver executado o seu gesto derradeiro.
Neste mundo, Senhor,  cada um de nós tem o seu lugar.
Treinador previdente, desde sempre no-lo destinavas.
Precisas de nós neste lugar, os nossos irmãos precisam de nós e precisamos de todos...
...Que eu esteja á frente ou atrás, isso que importa, se eu fôr ao máximo aquele que devo ser...
...Aqui está, Senhor, o meu dia á minha frente...
Não me refugiei por demais no meu canto, criticando os esforços dos outros, com as duas mãos enfiadas nos bolsos?
Guardei bem o meu lugar, e quando olhavas o nosso campo ter-me-ás lá encontrado a postos?
Recebi bem o passe do meu vizinho e o passe do outro lá no fim do rectângulo?
«Servi  bem os colegas  da equipa, sem fazer um jogo «pessoal» de mais para me pôr em evidência)

«Construí» o meu jogo para que a vitória fosse alcançada e todos contribuíssem?
Lutei até ao fim apesar dos insucessos, das pancadas, das feridas?
Não me perturbei pelas manifestações dos companheiros, dos espectadores? Não desanimei pelas incompreensões e recreminações?  Não me vangloriei com os aplausos?
Pensei em rezar durante a partida que jogava, sem esquecer que aos olhos de Deus este jogo dos homens é  o mais religioso dos ofícios?
Estou de volta agora, Senhor,  vou descansar no vestiário;
Amanhã, se deres sinal de saída, jogarei de novo um meio tempo.
E assim cada dia...
Faze que esta partida, celebrada com todos os meus irmãos,
seja  a imponente liturgia que Tu de nós esperas.
A fim de que,  quando deres  o último apito, interompendo as nossas vidas,
Sejamos seleccionados para a Taça do Céu.

(Michel Quoist - no livro - Poemas  para Rezar)

4 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Gostei muito de ler e reler este poema.

A vida é assim mesmo "futebol nocturno"

Viviana, que tudo esteja bem convosco.
Tenha uma agradável noite.
Abraços.

esperança disse...

Maninha querida que lindo!!!...
Tão bem inspirado e bem contado, para cada um de nós bem compreender este Futebol Nocturno que é a vida de cada um de nós, sem tirar nem pôr, é assim tal e qual.
Que no último apito, que interrompe as nossas vidas, SEJAMOS SELECCIONADOS PARA A TAÇA DO CÉU. Que assim seja connosco e com todos os que amamos.
Beijinhos e boa noite…

Viviana disse...

Querida Rosa

Que bom que gostou!

Este autor é inspiradíssimo.

Não me canso de o ler.
Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Também achei lindo, lindo!

Toca-nos...mexe connosco.

Um beijinho
Viviana