terça-feira, 19 de maio de 2015

Um poema de Miguel Torga - III de Lamentação

O poeta português Miguel Torga
 III

O verdadeiro pão tem alegria!
Tem o saibo da terra e a luz do sol!
E é de todos!
E há-de acalmar a mão,
se é realmente o  pão
da pele dos ossos e do coração!

E depois dele há-de ficar no sangue
um desejo sem fim de amar a vida!
Mas amá-la na seiva, no mais fundo,
no mais branco do mundo,
lá onde ela se estrema, recolhida!

Há-de correr nas veias
uma onda de paz,
E as horas, depois,
longas e fundas como a azul do mar,
hão-de ser puras e de cada um.
A chorar,
a sorrir, 
cada qual há-de poder passar,
e chegar, 
se tinha verdadeiramente onde ir!

Pelas noites mais vastas e discretas,
quando se gera orvalho e nascem flores,
 - Os rouxinóis que fazem, Senhor Homem?
Comem?
 - Não: cantam os seus amores!

(Miguel Torga - no livro Poesia  Completa I - Lamentação III - 1943)

4 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.


De que pão é que se fala, de que pão precisamos...


"Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade." (Esopo)


Viviana, tenha uma tranquila tarde, aqui quase é impossível,tal é o vento.

A minha máquina espera-me, abraços de amizade :))

dilita disse...

Olá Viviana
Linda esta folha do seu blog, os temas escritos, a praia, as rosas, as flores brancas, as do cato caindo em cacho (já tive um igual mas com flores vermelho forte) e por ultimo a poesia do grande Torga,falando do pãozinho, mas em verso, como só ele sabia... A Viviana tem muito gosto, sabe escolher.
Eu venho aqui diáriamente,nunca fico desiludida.

Também quero agradecer as palavras que deixou no meu Birras, sempre simpática para comigo.

Também tenho muito do meu enxoval guardado como a Viviana, lençóis com entremeio e outros bordados à mão com linha de sêda. As rendas fazia a minha mãe, os bordados fazia eu ao serão e por vezes até ao Domingo.
Agora até me comovo quando olho aqueles bordados e reparo na perfeição...

Só tenho um neto, e só tem 12 anos-
não vou ter a alegria de dividir.

Viviana, melhor saúde,uma santa noite, e um amanhecer tranquilo - são as pragas que lhe rogo...
Um beijinho.
Dilita

Viviana disse...

Querida Rosa

Obrigada, boa amiga pela sua presença, apesar de esses longos e constantes apelos da sua máquina...
Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Dilita

Muito obrigada, boa amiga pela sua pesença e as suas estimulantes palavras de apreço.
Creia que são ambas muito importantes para mim.

Um grande abraço
Viviana