segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dez jovens músicos portugueses seleccionados para a Orquestra Juvenil da União Europeia

O trompetista cabeceirense  Carlos leite
Carlos Eugénio Aguiar Leite de 19 anos de idade teve as suas primeiras ligações na música, com as aulas de órgão do professor Paulo Carvalho. Alguns anos depois, incentivado pelo pai e avô, Eugénio e Ângelo Leite, antigos músicos da banda cabeceirense, iniciou os seus estudos de trompete e ingressou também na Banda Cabeceirense. O gosto pela música começou a crescer e aconselhado pelo atual maestro da Banda Cabeceirense, Armindo Nunes, ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) dos 11 aos 17 anos. Após a ARTAVE, entrou na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) iniciando a licenciatura em Música.
   (http://www.jornalobasto.com/)


O trompetista Carlos Leite, o clarinetista Sérgio Pires, a violetista Sofia Sousa, o violinista Francisco Lima Santos e o contrabaixista Rui Pedro Rodrigues são os cinco jovens portugueses escolhidos para fazerem parte do corpo da Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE).
PUB
A violinista Francisca Portugal foi ainda selecionada para a Escola de Verão.
Os contrabaixistas Luzia Vieira e José Moreira, o oboísta João Miguel Moreira da Silva, o fagotista Daniel Casal Mota e o trompetista Flávio Barbosa também foram selecionados para a orquestra como músicos substitutos.
Este ano foram selecionados mais três jovens músicos portugueses em relação a 2014, ano em que tinham sido selecionados sete músicos.
As audições foram organizadas pela Direção-Geral das Artes e tiveram como júri o professor Rieu de Deede, representantes da OUJE, a musicóloga Dulce Brito, presidente do júri e responsável da DGArtes pela coordenação das audições em Portugal, o masetro Vasco Pearce de Azevedo, e ainda os antigos membros da orquestra Paulo Barros e António Figueiredo.
A Orquestra de Jovens da União Europeia foi fundada há 31 anos e tem como objetivo juntar os talentos instrumentistas dos diferentes Estados-Membros.
Portugal faz parte da Orquestra desde 1986, ano em que se tornou membro da União Europeia.
 ( www.noticiasaominuto.com/)

Nota:
Muito me regozijo com este acontecimento.
Cada vez  há mais jovens músicos com muito talento, em Portugal.
Cada vez há mais possibilidade de se prepararem e treinarem.
No meu grupo de amigos  tenho  muitos.
Parabéns! Muitos Parabéns, "gente bonita"!
Para mim, a música é quase como o pão para a boca.

Dou aqui, um pouco mais de realce, ao jovem trompetista Carlos Leite,
por ele ser um "cabeceirense"(de Cabeceiras de Basto - terra  do meu saudoso pai). 
Que os outros não me levem a mal. 

Sem comentários: