terça-feira, 31 de março de 2015

Educar o Coração

Plantei o arbusto pequenino. Cresceu, e já ultrapassou o telhado da casa da aldeia. 
 Educar o Coração

 "Com o coração do século XX,  coração hipersensível, o sentimento é de uma delicadeza imponderável. Qualquer filigrana de dor, qualquer alfinete de  desgosto é o suficiente para ferir, vibrar, exaltar. Hoje  o coração é muito mais coração do que o coração  dos séculos passados. Há por isso mesmo o perigo  de essa hipersensibilidade mascarar e perturbar o raciocínio...

...Um coração bem educado é como uma imaginação bem educada - dá fulgor à personalidade. Num coração educado, o sofrimento cai e não encontra revolta, nem imcompreensão,  nem balbúrdia, nem desconcerto; aí o sofrimento chega fertilizando o terreno, vitalizando-o, amadurecendo-o, semeando sementes novas, fazendo germinar sementes ocultas.
Na educação do coração há um elemento que dirige o programa. Esse elemento é a consciência.
O coração educa- se à custa da consciência. Uma  consciência educada  dá de presente ao homem um coração bem educado. E faz maravilhas, realiza actos que parecem impossíveis, com a máxima  naturalidade.Por exemplo, uma mãe que passa a noite inteira embalando o filho. É um milagre vivo de consciência e coração. Dizemos-lhe:
 - Mas, minha senhora, vá dormir, está cansada.
Ela responde-nos:
 - Não, não há necessidade; não estou.
Essa mãe não tem apenas coração. Não tem apenas consciência. Tem ambas as coisas. E ambas harmoniosamente sintonizadas".

  ( João  Mohana  - no livro - Sofrer e Amar)

4 comentários:

Fernanda R-Mesquita disse...

Como vai Viviana? É verdade existem coisas que sao milagres mesmo. A harmonia precisa de uma luta constante para que possa permanecer dentro de nos e no nosso dia a dia. beijinho grande.

esperança disse...

Boa tarde maninha linda e querida, ela, tarde, está verdadeiramente linda!!!...Que bom é, ter vida e luz nos olhos, para deliciada observar a vida, que pela mãe Deus se renova por todo o lado…O coração educado para admirar…E apreciar…Como diz o texto: Não tem apenas consciência. Tem ambas as coisas. “E ambas harmoniosamente sintonizadas”.

Beijinho e bom resto de encantador dia.

Viviana disse...

Olá, Fernanda!

Que alegria encontrá-la aqui!...

Estive anteontem a ver e a ouvir...o programa de rádio do Eduardo.
Chamei o meu marido para ouvir.
Que lindo! Gostámos muito!

Parabéns!

Amiga

Vou "caminhando"...o que é muito bom!

Obrigada pela visita e pela amizade
Um grande abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Realmente o dia esteve esplêndido!

Uma maravilha!

Sim, é preciso ter olhos para ver...tudo quanto o Pai-Deus Criador nos preparou.

Um beijinho e um bom dia
Viviana