terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O homem em frente do futuro

O mundo atravessa  uma época de confusão generalizada.. Confusão política, social e religiosa. Verificam-se conflitos em várias latitudes do globo. Causa e efeitos de mal-estar entre os povos enchem páginas de revistas, de livros,  de jornais diários, preocupam as mentes  responsáveis no campo da administração pública, e servem de tema para longas conversas e múltiplas conferências. É notória a falta de confiança entre raças e nações. Não se  antevê rumo seguro para o dia de amanhã, porque a violência, o espírito de retaliação e as baixas na luta enchem as almas de pessimismo.
No entanto, há que abrir os olhos para a realidade das coisas que se não vêem. Todos os males são passageiros. O mundo de hoje  é o mesmo de sempre.  O homem não está abandonado. O poder  de uma justiça sobrenatural prevalece acima de todas as dificuldades, de todos os caprichos da cegueira e da maldade. A humanidade  tem atravessado grandes crises sem se afundar  no seu naufrágio. Para além das sombras que envolvem o presente, também há  luz  capaz de esclarecer  as consciências e enchê-las de novas esperanças. No meio de tantos reveses que afligem povos e nações, não faltam sinais de progresso, bastantes para reprimir excessos de pessimismo e favorecer o espírito de aventura.Diz-se que o homem perdeu o rumo da vida, que a civilização se mostra retrógrada, que a vida interior  das sociedades se manifesta enferma. Contudo, não é possivel negar  que Deus continua a ser o Senhor do universo, Entidade  única em poder e sabedoria ilimitados. O coração humano, quando transformado pelo Espírito de Cristo, pode empreender grandes transformações e realizar coisas incríveis. Se a confusão nos nossos dias é algo desalentadora, também não faltam processos eficientes para se sair dela. O essencial é lançar mão deles á luz da razão, da justiça e da fé...

...No entanto há um caminho seguro aberto a todos os que queiram entrar nele. Não foi debalde que Jesus Cristo afirmou ser a Luz do mundo e Senhor da vida, dizendo a quantos o acompanhavam - Sem  Mim, nada podeis fazer. Essas palavras proferidas há vinte séculos, no meio de grandes tribulações, não perderam significado nem valor.
Estão sempre actualizadas. Ele é quem nos pode revelar a verdade..
Isto nos leva a crer que o homem, consciente da sua pequenez, nunca deixará  de sentir necessidade da presença de Deus na sua vida, nem de orientar por Ele o seu destino.

(M. Conceição Júnior - no livro - Rumo ao alto

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.



Mais um belo texto, para lermos e reflectirmos.


Detenho-me num parágrafo:

" Sem Mim, nada podeis fazer".

"Essas palavras proferidas há vinte séculos, no meio de grandes tribulações, não perderam significado nem valor.
Estão sempre actualizadas. Ele é quem nos pode revelar a verdade..
Isto nos leva a crer que o homem, consciente da sua pequenez, nunca deixará de sentir necessidade da presença de Deus na sua vida, nem de orientar por Ele o seu destino".

Que bom seria se assim pensássemos, e se Deus fosse necessidade primeira na nossa vida.

Viviana, tenho uma noite quentinha. Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Sim, amiga...

"Que bom seria se assim pensássemos, e se Deus fosse necessidade primeira na nossa vida."

O homem, até sente...essa necessidade,
mas é demasiado orgulhoso para "ir ter com Deus - o Senhor".

Um abraço
Viviana