sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O belo e luxuriante Rio das Maçãs ou Rio de Colares

Ponte sobre o rio das Maçãs ou Rio de  Colares. Fonte da imagem: valeserrantes.blogs.sapo.pt
 O Rio das Maçãs ou Rio de Colares, nasce no Lourel na freguesia de Santa Maria e São Miguel no concelho de Sintra durante o seu percurso até à foz na Praia das Maçãs é alimentado por diversos afluentes do Almagre, de Morelinho, de Nafarros e do Mucifal, da Mata, da Urca ou Valente e de Janas
(valeserrantes.blogs.sapo.pt)

 
Estivemos junto á sua nascente faz pouco tempo. Um lugar muito belo e aprazível, no Lourel - Sintra.
Os "meus rapazes" estão a planear uma caminhada da nascente até á Foz - na Praia das Maçâs.
De salientar, que a minha horta,que fica em Galamares, está juntinho deste rio. Tenho que atravessar uma ponte sobre ele, para entrar na Quinta da Repreza, onde tenho as minhas plantinhas. É sempre  muito agradável ir lá, assim como observar as galinhas da água e uma garça branca que, segundo o Sr. Guterres, proprietário da quinta, veio até ali, há cerca, de uns seis ou sete anos, e que com frequência visita aquele espaço.Há também muitos, muitos peixinhos na ribeira, alguns bem grandinhos.

Um aspecto curioso da vegetação nas margens da Ribeira, ou Rio de Colares, juntinho á minha horta.
Estas aboboreiras nascem espontâneas, e sobem pelas margens e, chegam a espalhar-se pela rua, numa grande extensão.


5 comentários:

esperança disse...

Bom dia maninha querida e de coração lindo!!!..

Que maravilha de Poste!!!... Nos ofereces hoje. Muito gostei e muito a prendi!!!... Descreveste tudo tão bem que até parece que andei por lá…É lindo!!!...

Tem, tenhamos todos, um excelente dia de Domingo, dedicando algum do tempo que Deus nos concede, a ELE Ao Senhor.

esperança disse...


Tenho que vir aqui dizer que ma enganei, hoje Sábado, eu, como estive acabar de estudar a L.E.D esta manhã, fiquei convencida que Hoje, mas não é
Beijito

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Podes crer que aquele lugar é mesmo muito belo!

YTenho que lá ir estes dias...-
Estou cheia de saudades

Um grande abraço
Viviana

Unknown disse...

Boa noite, em que local em lourel, fica a nascente do rio das maças? Obrigado.
Ricardo

Igor Leao disse...

very nice this blog