quarta-feira, 24 de setembro de 2014

México - Árvore de borboletas

Árvore de borboletas. Fonte da imagem: http://papo-viagem.blogspot.pt/
Uma vez por ano, a floresta de pinheiros elevados nas montanhas do centro do México adquirem um revestimento espectacular ao hospedarem milhões de borboletas -  monarca que ali vêm hibernar.Ao deparar-mos com o mar de asas cor-de-laranja e pretas que revestem cada árvore de cima a baixo, é fácil compreender a  razão porque os Aztecas acreditam que estas borboletas eram guerreiros reencarnados resplandecentes nas suas cores de batalha.
Na realidade, o ciclo de vida destas borboletas é fenomenal, não tivessem elas um comportamento migrador ímpar no mundo dos insectos. À medida que o tempo melhora, as borboletas adultas começam a voar em direcção a Norte. Ao longo da jornada migratória, vão depositando ovos em plantas  asclepiadáceas. As lagartas, alimentando-se do suco venenoso destas plantas, utilizam as suas toxinas como defesa contra predadores. A lagarta transforma-se em pupa e emerge como uma borboleta adulta que  continua a migração rumo a Norte.
Perto do final do verão, a diminuição da temperatura e da luminosidade alteram o comportamento das borboletas adultas, obrigando-as a voar, novamente, em direcção ao sul. A gordura acumulada no abdomen  fornece-lhes energia suficiente para fazerem esta longa jornada até ao México, que pode ser  4800 Km. Os cientistas ainda não entenderam  o sistema de navegação das borboletas - monarca, pois cada uma completa apenas parte do trajecto durante o seu breve período de vida. As centenas de milhões de borboletas que criam este impressionante espectáculo pertencem à terceira geração de borboletas do ano anterior.
Apesar de tudo isto, insistem em fazer essa jornada, provando que o seu habitat está ameaçado. Aquilo que torna as árvores de borboletas uma das mais espectaculares paisagens naturais, a densa aglomeração em pequenas áreas, torna-as igualmente vulneráveis aos madeireiros ilegais. Actualmente, é difícil observar as borboletas - monarca no período de hibernação, contudo,  durante os três meses desta fase, cerca de 10.000 visitantes, sobretudo famílias mexicanas e grupos de estudantes, viajam até ao santuário El Rosário, em Angangueo, para contemplar  esta maravilha. As florestas de abetos- sagrados situam-se no cume da montanha e a melhor forma  de chegar até eles  é com a  orientação de de um condutor local.

(No livro - 1001 Maravilhas  Naturais

  Que deveria ver antes de morrer

   Michael Bright

Sem comentários: