quinta-feira, 27 de março de 2014

Jardins de camélias de Sintra e Açores ganham prémio internacional de excelência


(http://videos.sapo.pt/)

Parque da Pena, em Sintra, recebeu, na sexta-feira, em Espanha, a distinção de “Jardim de Camélias de Excelência” pela International Camellia Society (ICS), durante o Congresso bianual desta associação. O Parque Terra Nostra também foi distinguido pela instituição.
Esta distinção, que ainda sido atribuída a instituições portuguesas até agora, torna o Parque da Pena membro de uma rede internacional de jardins de excelência que coleccionam Camélias.
O processo que conduziu a este resultado teve início em 2009, quando a empresa Parques de Sintra lançou o projecto de recuperação e identificação botânica das Camélias do Parque da Pena, com o apoio da Associação Portuguesa de Camélias, de produtores e especialistas.
O projecto implica o estudo, classificação e recuperação da extensa colecção, que inclui 2258 exemplares concentrados principalmente em quatro locais do Parque da Pena: Jardim das Camélias, Jardim Rainha D. Amélia, Jardim da Condessa d’Edla e Alto do Chá. Actualmente estão identificadas 285 cultivares, pertencentes a cinco espécies diferentes.
Em 2013, o Parque da Pena decidiu candidatar-se ao ICS mas só agora foram conhecidos os resultados. A análise da candidatura implicou a visita ao local por parte de um elemento da International Camellia Society e, por último, durante o Congresso que se realizou em Pontevedra, a avaliação por um painel de especialistas, presidentes das várias associações nacionais de Camélias e membros da ICS.
Além do Parque da Pena, houve também outra classificação para o país, para o Parque Terra Nostra. Localizado nas Furnasd a ilha de São Miguel, nos Açores, o Terra Nostra, segundo a Bensaude, a empresa que gere o hotel do parque, possui uma colecção de mais de 600 variedades de camélias, algumas delas criadas pela equipa do jardineiro chefe, Fernando Costa.

(.http://fugas.publico.pt/)

4 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
É sempre bom receber um prémio.
E quando é pela obra de arte da mãe natureza, tanto melhor.

São lindas as camélias, temos duas, uma branca e outra vermelha, mas tenho de ser sincera, não lhes acho muita graça, pelo facto de as suas flores durarem pouco e sujarem muitooooo :))


Viviana, uma boa e tranquila noite, até amanhã se Deus quiser.

Viviana disse...

Querida Rosa

Sim, amiga, é sempre bom receber prémios.

As camélias do Parque da Pena, em Sintra, já muitas vezes foram premiadas.

As camélias encantam-me...
Um grande abraço
Viviana

Lilasesazuis disse...

Meu Deus, que lindeza!!!

Ah, como gostaria de conhecer esse parque.

Bem merecido o prêmio, pois cuidam com amor das várias qualidades dessa flor.

Amo camélias. Já tive aqui em casa, um pezinho de camélia branca, mas...há muitos anos.

Viviana, tenha uma ótima noite,

beijinhos,

Lígia e =^.^=

Viviana disse...

Querida Lígia

Sim, amiga, as camélias são flores extraordináriamente belas!

O Parque da Pena, em Sintra, fica pertinho daqui, 15 minutos de carro. Vamos com frequência passear por lá e explorar todos aqueles recantos magníficos e tão variados que há por lá.

Obrigada por a visita e pelo comentário, amiga linda.

Um grande e afectuoso abraço
Viviana