sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Rosa "Compaixão"


                           Compassion Apricot Roses. Fonte da imagem:  http://www.mooseyscountrygarden.com  

Folheando um dos meus maravilhosos livros sobre Rosas - Todo Rosas, de Orietta Sala - reparei no nome de um rosa bonita, que logo me atraiu: Compassion Apricot Rose, ou na minha tradução:Rosa Compaixão. Como compaixão, é para mim uma palavra com um significado muito especial, pois foi usada muitas vezes por o meu Mestre e Senhor Jesus Cristo, e esta compaixão era bem visível nEle, quando por exemplo, estando Ele em Naím, com os seus discípulos e olhando, viuque passava um funeral onde uma mãe chorava o jovem filho único que era todo o seu amparo, pois que  era viuva, e naquele tempo as viúvas sem filhos que as ajudassem, ficavam mesmo sem qualquer apoio, logo, sustento. O Compassivo coração de Jesus abeirando-se do jovem falecido, ordenou-lhe que se levantasse...e ele levantou-se e foi por Jesus entregue á sua mãe.
Logo, todo aquele que se diz cristão, deverá, tal como o Mestre, ser compassivo. Isto é: com o amor de Deus que habita em si, amar "o outro", sentindo como sua, a sua dôr e o seu sofrimento, e ajudar.

Eu desconhecia, até hoje, que havia uma rosa de nome "Compaixão".
Valeu a pena folhear o meu livro!
Logo que possivel, irei dar uma volta pelos viveiros de flores, a ver se descubro a bela e significativa "Rosa Compaixão", para ter o prazer de a plantar no jardim da casa da aldeia, ao lado de muitas outras belas rosa que lá estão. 

Deixo aqui alguns dados que encontrei sobre esta rosa:

Compassion Apricot Rose

Tem um cheiro doce, e as pétalas são de côr rosa-salmão sombreadas de damasco. 
Cada rosa tem 36 pétalas.
No Reino Unido foi premiada dezenas de vezes.

         (http://www.mooseyscountrygarden.com)     

3 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Olá Viviane

Tenho uma muito parecida com esta, mas agora só na primavera poderei ver como é. Um abraço.
Manuela

Viviana disse...

Querida Manuela

Eu acho que sei...como é a rosa de que fala...
Lembra-se porquê?

Eu não esquecerei nunca...que a Manuela foi colher as rosas do seu jardim...para mas ofertar, naquele domingo demanhã.

Tocou-me tanto!

Um beijo
Viviana

Sara disse...

Tais acordos são sempre bem-vindos em tempos de fim de ano, acho que em algum momento eu vou ter que fazer um pouco de como estes espero ver muitos destes a figueira rubaiyat