sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Um Comentário TESTEMUNHO - que não posso deixar de publicar aqui


Como faço todos os dias, ontem á noite, antes de ir dormir, passei pela "caixa de correio electrónico"  e verifiquei que havia uma notificação de um comentário deixado por um leitor, num artigo que eu escrevi há cerca de quatro anos atrás. Esse comentário tocou-me tanto! Emocionou-me tanto! Que eu decidi publicà-lo hoje, aqui:

Pacheco deixou um novo comentário na sua mensagem "A Madalena Machado partiu para a casa do Pai":

"Não sei se este blog ainda esta activo , mas mesmo assim vou deixar o meu comentário.,hoje tenho 58 anos , e só tenho agradecer a esta Bela Senhora e aos seu queridos Pais, nós tratava mos por Papá e mamã o carinho educação que me deram enquanto estive no LEP que na altura ficava na rua da Boavista 651 que descansem em paz, e se o céu existe eles estão lá, e só espero que os meninos e meninas de hoje que estão lá sejam tratados com o amor e carinho que nós fomos tratados pelo papá Machado mamã Isenia , Madalena e se não estou em erro Isabel Machado".

 (Fernando Alcino da Silva Pacheco)


Este é o artigo escrito em 23 de Novembro de 2009

A Madalena Machado partiu para a casa do Pai

A Madalena no seu último aniversário.
Foi ontem, ao entardecer.
Sem que ninguem estivesse á espera, a minha querida amiga e irmã em Cristo Madalena Machado, partiu para a casa do Pai.
Amiga de longa data, com quem trabalhei muito em Acampamentos em Àgua de Madeiros, e na União Feminina Missionária da Convenção Baptista Portuguesa.
A Madalena era uma pessoa maravilhosa.
Ao recordá-la, o que assoma á minha memória, é aquele sorriso transparente e límpido, cheio de bondade, e aquela risadinha que ela dava práticamente sempre, depois de cada frase que dizia.
Mulher exemplo, mulher amor, mulher dedicação.
Deu a sua vida inteirinha, á causa das crianças e jovens orfãos e desprotegidos, e aos idosos.
Os seus pais, os grandes e fiéis servos de Deus, Joaquim Eduardo Machado e Isménia Fontes Machado, já na glória, foram os fundadores do Lar Evangélico Português, na cidade do Porto, no longínquo ano de 1948.
O "Lar" começou na sua casa, onde além do pai e da mãe, havia seis filhos.
Com escassos recursos, este extraordinário casal começou a abrigar na sua casa crianças orfãs e desamparadas.
Muitas vezes não sabiam o que haviam de comer no dia seguinte; porém o seu Deus, em quem confiavam totalmente, sempre haveria de providenciar o necessário. E a este respeito há histórias comoventes de como o Senhor agiu e sempre abençoou a obra de amor, daquele casal.
Foi neste ambiente que a Madalena e os irmãos se criaram e foram preparados para a vida.
No ano de 1948, pela graça e misericórdia de Deus, o Lar Evangélico Português era inaugurado.
Já lá vão 61 anos...e o Lar lá está, sempre acolhendo, amando e ajudando dezenas de crianças, jovens, e de idosos.
Foi a este ministério de Amor que a Madalena dedicou a sua vida inteirinha.
Nunca casou, nunca "constituiu" família..deu-se na totalidade.
A sua família era aquela: todas as crianças, todos os jovens, todos os idosos, e todos os companheiros de trabalho que ali gastaram e gastam as suas vidas.
A Madalena ficará na história das mulheres Baptistas Portuguesas, como uma grande e extraordinária mulher.
Eu, lembra-la-ei sempre como uma carinhosa amiga, e como alguém que deixou um rasto de luz e de esperança, neste conturbado mundo em que vivemos.
Que o Senhor Deus seja louvado e engrandecido por a vida desta mulher.
Neste momento, no meio de lágrimas de saudade, eu digo:

O Senhor a deu, o Senhor a tomou.
Bendito seja o nome do Senhor.

«Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.»

(Livro do Apocalipse 14:13)

4 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Lindo Viviana! Abençoadas são as pessoas que a tem como amiga. Um abraço.
Manuela.

Viviana disse...

Querida Manuela

Obrigada, de coração.

Mas, eu é que sou extraordinariamente enriquecida e abençoada pelos muitos e muitos...amigos com que o Senhor me presenteou.
Inclusivè a Manuela.

Como eu grata!
Um beijo
Viviana

Maria disse...

Que bom ter partilhado este testemunho que, com certeza, reflecte o sentimento de muitos mulheres e homens de hoje e que tiveram como pais o papá e a mamã.

Lembro-me de ser pequena (8 ou 9 anos) quando fui ao Lar, lá na Rua da Boavista.
Fiquei fascinada com o movimento, o relacionamento e o AMOR. Confesso que tive vontade de viver ali...

Joaquim e Isménia Machado bem merecem a nossa homenagem e que o ministério que Deus pôs nos seus corações se mantenha com o mesmo propósito.

Viviana disse...

Querida Mimi

Achei que não podia deixar de o fazer.
Veja! Passados tantos anos, este homem recorda desta forma terna e bela...o AMOR e a Ternura que recebeu daquelas pessoas maravilhosas.

Diz bem! Temos que as Homenagear e manter bem vivas as suas memórias e a sua excelente obra de amor cristão.

Um abraço
Uma boa noite de descanso.
Viviana