terça-feira, 27 de agosto de 2013

In Memoriam - Sidónia Faria da Silva Valador



Foi Deus servido,  de chamar á sua presença, a sua fiel e dedicada serva, e minha grande amiga e irmã na fé,  Sidónia Faria  da Silva Valador, de 87 anos de idade.
O seu marido, um grande homem de Deus, Moisés Valador, meu grande amigo também, foi chamado a receber a corôa da glória, há dois anos, com  idade de 95 anos.
Ambos marcaram profundamente a minha vida,  nestes cerca de  45 anos de convivência e amizade. Frequentei a sua casa e com eles ali, tomei muitas refeições. Houve um período de tempo,  em que o meu marido, pastor jorge Leal, dirigiu cultos de adoração ao Senhor na sua casa, na Amadora;  a sala ficava repleta de gente.
Desde que o irmão (nós, crentes baptistas tratamo-nos por irmãos) Moisés partiu, a irmã Sidónia só queria mesmo ir ter com ele, ao céu. Era tal a unidade entre ambos, que ela sentia que sem ele cá, não valia a pena viver. Esperou dois anos..para ir ter com ele. Dele, recordo a "declaração de fé" que me dizia no fim de cada culto de Domingo, quando eu o abraçava e acarinhava: "Irmã Viviana, estou preparado para partir quando o Senhor entender" Dizia isto com um sorriso estampado no rosto e uma voz serena e tranquila. Como eu o recordo! Só de lembrar-me dele e das nossas conversas, emociono-me.Ela, a Irmã Sidónia "viveu para servir e para cuidar", Já tão cansada, com tanta dificuldade de locomoção, passava horas na cozinha de volta das panelas, para com prazer e alegria, alimentar todos aqueles que habitualmente se sentavam á sua mesa. Não há domingo nenhum, em que, na Casa de Oração, eu não olhe o lugar em que se sentavam, á frente, junto ao orgão.Ninguém se senta no seu lugar. Parece que todos esperam que eles um dia destes voltem a estar ali connosco louvando e adorando o Senhor.
Quanto eles enriqueceram e alegraram a minha vida!
O seu exemplo de fé e de vida, marcaram-me! Irão acompanhar-me sempre.
Estou agradecida e reconhecida ao Senhor que me me deu a benção de os conhecer e com eles conviver.
Muito obrigada, Pai, por o Irmão Moisés e por a irmã Sidónia.
Sorrio, ao pensar, que eles estão agora bem melhor. Descansam dos seus trabalhos e usufruem da presença do Senhor.
Irmão Moisés, irmã Sidónia, a gente encontra-se um dia destes.
Até logo!

1 comentário:

Avozinha disse...

Quem pode esquecer o amor e o serviço destes nossos irmãos? Também eu lhes estou grata pela sua casa aberta, pelo seu exemplo para todos nós, os que ainda cá andamos. Até ao Dia do Senhor.