terça-feira, 6 de agosto de 2013

A minha Homenagem e Gratidão ao bombeiro António Nuno Ferreira

O bombeiro António Nuno Santos

 O estado em que ficou o carro dos bombeiros

Todos os anos, pelo verão, os incêndios afectam uma parte considerável das matas, pinhais, florestas e terrenos agrícolas do nosso país. Sobretudo o norte e o centro são atacados por estes flagelos do fogo.Na passada quinta-feira, em Miranda do Douro, três bombeiros ficaram cercados pelas chamas, no carro em que combatiam o fogo. Um deles, António Nuno Ferreira, de 45 anos, faleceu ontem num hospital no Porto.

 Eis a notícia:

«O bombeiro de 45 anos que se encontrava internado no Hospital da Prelada faleceu esta madrugada, não resistindo às queimaduras que lhe cobriam mais de 90 por cento do corpo, referiu fonte hospitalar.

"É com pesar que informamos o falecimento, esta madrugada, do bombeiro de 45 anos de Miranda do Douro, internado na Unidade de Queimados do Hospital da Prelada", escreve em comunicado a mesma fonte.

António Nuno Ferreira, operador de central no quartel dos bombeiros de Miranda do Douro, era casado e deixa um filho menor. O bombeiro era natural de São Martinho de Angeira, uma aldeia próximo do local do incêndio. O bombeiro apresentava um quadro clínico "muito grave", com disfunção cardiopulmonar, não tendo resistido à gravidade das queimaduras.

O seu colega, que também ficou ferido, de 25 anos, mantém um prognóstico muito reservado, refere o hospital, salientando que a equipa médica continua a acompanhar o caso.

Os dois bombeiros ficaram feridos na quinta-feira, num incêndio em Miranda do Douro, dado como dominado às 19H51, que provocou ferimentos ligeiros a mais três elementos da corporação.

Estes membros da corporação foram surpreendidos numa mudança brusca de vento e ficaram encurralados no meio do fogo, entre Cicouro e São Martinho de Angeira, junto à fronteira com Espanha, contou à agência Lusa o comandante Luís Martins. As chamas destruíram também o veículo do dispositivo de combate a incêndios onde os bombeiros se deslocavam.»

       ( http://www.record.xl.pt)

É com muita tristeza, emoção, e uma enorme gratidão, que  presto aqui a minha sentida homenagem ao António, por toda a sua generosidade, coragem, e dádiva da sua própria vida, em prol dos outros e do bem comum.

  OBRIGADA, MUITO OBRIGADA, ANTÓNIO

4 comentários:

Rosa disse...

Olá amiga Viviana.
é realmente triste, e todos os anos se vão repetindo estas tragédias.

Famílias que ficam destroçadas, outras tantas que vêm os seus bens, fruto de seu trabalho, desaparecerem ás mãos de gente sem consciência nem coração.

No post de Domingo a leitura de S.Paulo alertava-nos para agirmos com essas pessoas com mansidão...
No entanto é difícil não sentirmos uma revolta e ao mesmo tempo tristeza.

"Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado".

Viviana, resto de uma boa tarde.
Abraços.

esperança disse...

Boa tarde maninha querida, que tudo vá bem contigo, e com os teus.

Que tristeza! Sinto muito! Lamento imenso a perda da vida do Sr. António Nuno Santos. Faço minhas as palavras da tua homenagem, e as da querida amiga rosa, também.
Espero em Deus que o jovem de 25 aninhos consiga superar e ficar 100% bem

Tem, tenhamos todos uma noite tranquila.

Viviana disse...

Amiga Rosa

Todos os anos...todos os anos.
A mesma tristeza, a mesma tragédia.

Porque???

Um abraço
Viviana

Viviana disse...

maninha Esperança

Posso imaginar o que sentes...

Rasga-se-me o coração cada vez que um bombeiro/a perde assim a vida.

Um beijo
Viviana