sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A minha Homenagem e Gratidão ao Bombeiro Pedro Miguel Jesus Rodrigues


Mais um bombeiro morreu esta quinta-feira a combater um incêndio florestal em Portugal. Pedro Miguel Jesus Rodrigues, 41 anos, foi a segunda vítima mortal entre bombeiros nos fogos deste ano e a 104ª. desde 1980.

Estava a lutar contra um incêndio que deflagrara às 12h35 na freguesia da Coutada, concelho da Covilhã, e que até ao princípio da noite ainda não estava controlado.
Entre um momento e outro, Pedro Rodrigues morreu, apanhado pelas chamas. Segundo alguns relatos, o bombeiro estava a tentar evitar que as chamas atingissem uma habitação. No combate a um incêndio, a prioridade é proteger pessoas e bens. Estava acompanhado por mais três bombeiros. Mas o vento traiu-o deixando-o isolado. Não pode fazer mais do que enrolar-se sobre si próprio, no chão.

“O bombeiro estava devidamente enquadrado por uma equipa, havia uma estratégia bem definida, mas houve uma alteração do vento que o separou dos colegas, que ainda lhe gritaram. Não conseguiu. São anormalidades que acontecem aos mais bem formados”, disse ao PÚBLICO Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.
“É com profundo pesar que sentimos a perda de um companheiro, um bombeiro, um operacional de protecção e socorro”, lamentou a Autoridade Nacional de Protecção Civil, num curto comunicado que não esclarece o que se passou em concreto.
Desde 1980, morreram 217 bombeiros em Portugal, enquanto estavam em serviço. Destes, 104 perderam a vida em incêndios florestais, segundo Duarte Caldeira, ex-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que está a elaborar um estudo sobre o assunto.

 Nota:

 A notícia entristeceu-me profundamente. Ainda no passado dia seis de Agosto,   prestei  aqui a minha Homenagem e Gratidão ao bombeiro António Nuno Ferreira, igualmente morto pelas chamas.
 Estes homens valorosos e destemidos,que estão prontos a sacrificar a vida pelos outros, para mim, são os verdadeiros heróis. O seu nome,e o seu feito, deveria ser registado na história do país, e deveriam dar  os seus nomes ás mais importantes praças e ruas das nossas cidades. Nada disto seria demais.
Como cidadãos saibamos dar valor e importância a quem duma forma tão desprendida e pronta. oferece o melhor que tem: A VIDA - em prol dos outros.
E os que provocam os incêndios, como divertimento...deveriam ser encerrados na prisão por muitos e muitos anos...não apenas um ou dois, com habitualmente acontece; e quando se apanham em liberdade, voltam a atear os fogos por esse país fora.
 Ao Pedro Miguel Jesus Henriques, a minha profunda e eterna gratidão e a minha sentida Homenagem.

Obrigada, muito obrigada, Pedro Miguel!



1 comentário:

esperança disse...

Maninha querida, que pena me faz! Que dor de coração! Estas vidas perdidas! De homens bons!!! A família fica destroçada!!! Não tenho palavras.
Quem sabe lá, o mais certo é ter sido mão criminosa, encerrar estes malvados pelo menos 10 anos na prisão é pouco, não podem estar lá numa boa, a comer e a dormir, gastando um ror de dinheiro por ao Estado que está na penúria… Os malvados têm que trabalhar, e no duro! Para pagar o que comem, e o mal que fazem… Que infelizmente, não tem remição possível.
Eu sou da opinião que todos os presos, têm que fazer algo de útil para pagar a despesa enorme que dão. Trabalho não falta, os nossos Políticos têm que se organizar, e não só com os presos, com muitas, muitas, muitas…Outras coisas, que estão mal, muito mal…O lema para todos os portugueses de ser: Em casa deste homem, os que não trabalham, não comem.