sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A minha Gratidão e a minha Homenagem á bombeira Cátia Pereira Dias, morta pelas chamas


A Bombeira Cátia Pereira Dias
Eu não queria mesmo continuar a colocar este título aqui neste espaço.
Quando coloquei anteontem o último, eu li-o aos netos e ao Zé, e disse: Deus permita que seja o último!
Ontem, ás 20 horas, como faço habitualmente, sentei-me diante do televisor para , como costumo dizer: saber como vai o mundo. O telejornal abriu com a notícia que eu não queria de modo algum ouvir: "Boa noite. Morreu mais uma bombeira no incêndio da serra do Caramulo".
Perto de mim estava a neta Inês, o neto Nuno, o filho Zé,  e o Jorge. Eu estava sentada junto á mesa; mal ouvi a notícia, chorei, chorei, apoiando a cabeça nas mãos. O meu coração ficou destroçado. A tristeza tomou conta de mim por muitas, muitas horas. Até de noite, enquanto dormia, quando acordava a Cátia vinha logo ao meu pensamento.

Tantas vidas!Vidas Jovens!

Tenho setenta e dois anos, e em toda a minha vida nunca me lembro de ter acontecido uma tragédia desta dimensão; cinco bombeiros mortos em cerca de três semanas.

Mas o que é isto?Como pode isto acontecer? Alguém tem culpa..
.
Não sou pessoa de reclamar por "dá cá aquela palha", porém neste momento, eu acho que todo o país devia vir para a rua, diante dos ministérios que têm responsabilidade - a começar pela Justiça - e exigir dos responsáveis a promessa de uma intervenção urgente e eficaz, para que mais nenhum bombeiro deste país, acabe tendo a sorte destes cinco:

O Nuno

O Pedro Miguel

A Ana Rita

O Bernardo

A Cátia
 Á Cátia, de  apenas 21 anos, expresso aqui toda a minha admiração, a minha gratidão imensa, sem medida...e a minha homenagem sincera.

Obrigada, muito obrigada, Cátia!

Oro, para que o Deus de amor e de toda a misericórdia, abençoe, conforte  e console os seus familiares e os seus colegas.

Vim acrescentar o  Bernardo Cardoso, sexta vitima, falecido ontem 2 de Setembro
                                                      

2 comentários:

dilita disse...

Olá amiga Viviana.

De novo as suas palavras tristes, e as suas lágrimas. Infelismente outra vez. Mais uma jovem que parte e a família fica na maior dor. Que mágoa, que Luto no coração para eles, e tristeza também para todos nós.
Quando ouvi a noticia lembrei-me logo da Viviana.
O País devia estar de Luto! Mas não vejo nada disso.
Não entendo o tom de banalidade com que são encaradas todas estas perdas, sobretudo perdas humanas.

Eu voltei a escrever enraivecida. Gostaria que as minhas palavras chegassem a determinados lugares...
Um beijinho para si Viviana.
Dilita

Rosa disse...

Uso "neste post a sua frase Vivina.


Oro, para que o Deus de amor e de toda a misericórdia, abençoe, conforte e console os seus familiares e os seus colegas.