segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Abelharuco - Merops Apiaster


O Abelharuco - Merops apiaster Fonte da imagem:
http://www.barrento.com/2011/04/27/abelharuco-merops-apiaster/



O Abelharuco - Merops apiaster Fonte da imagem:
http://www.barrento.com/2011/04/27/abelharuco-merops-apiaster/
                                              

     O Abelharuco - Merops apiaster Fonte da imagem:
            ttp://www.barrento.com/2011/04/27/abelharuco-merops-apiaste


Os ninhos são contruidos  nas encostas. Fonte da imagem:  joaquimrmartins.blogspot.com

 Hoje, tenho muito gosto em apresentar aqui, aos amigos, uma avezinha  muito linda que eu recordo desde a minha infância. O Abelharuco ou-Merops Apiaster.

«Amada pelas suas belas cores, detestada pelos seus hábitos alimentares, o Abelharuco é uma das mais fascinantes aves da nossa fauna. Migradora, surge na Primavera para nidificar, colonialmente, em buracos escavados em taludes.

O Abelharuco é uma das mais coloridas aves da nossa fauna. Castanho-avermelhado na coroa, nuca e parte das asas. Dorso amarelado e ventre azul-esverdeado. Garganta amarela e mascarilha preta sobre olho vermelho. Testa branca e meio-colar preto. Cauda verde com penas centrais projetadas (mais longas). Os juvenis são mais esverdeados na parte superior. O bico é comprido, preto e curvo para baixo. Asas pontiagudas e pálidas quando vistas de baixo. Oscila entre um voo acrobático ou planando a grande velocidade, enquanto captura insetos em pleno ar. Nidifica em túnel comprido escavado em taludes de terra, normalmente em colónias. Gosta de áreas quentes e terrenos pouco arborizados. Em Portugal está ausente de quase todo o Litoral Centro e Norte. Alimenta-se de insetos, muitas vezes abelhas, o que lhe valeu o seu nome comum e o ódio dos apicultores.
Comprimento: 25cm-29cm; Nidificação: 4-7 ovos branco 20 dias ♀ ♂; Taxonomia: Aves, Passeriformes, Meropidae; Tipo de ocorrência: Estival Nidificante; Estatuto: Pouco Preocupante.
(http://www.barrento.com/2011/04/27/abelharuco-merops-apiaster/)  

Migração
Os abelharucos, tal como as cegonhas, têm duas rotas principais de migração. As aves que do sudoeste europeu atravessam o Estreito de Gibraltar e deslocam-se para sul atravessando o Saara, até à parte Oeste de África. As aves que ocorrem nos países da zona Este da Europa deslocam-se para África via Israel. Quando as crias nascem os abelharucos chegam a formar grupos com mais de 120 indivíduos. Mais tarde separam-se em grupos mais pequenos. As aves deparam-se com muitos obstáculos e perigos na sua viagem de migração, muitos dos quais com origem na actuação humana. Há países em que os abelharucos são mortos por apicultores que os vêm como pragas que afectam o seu negócio. Os cientistas estimam que em cada 3 aves que deixa a Europa no Outono apenas 1 regressará na Primavera.
 Os abelharucos passam o Inverno em África, a sul do deserto do Saara.
(http://www.springalive.net/pt-pt/springalive/Abelharuco)  














2 comentários:

esperança disse...

Boa tarde querida maninha, que tudo esteja bem contigo e com os teus.

Lindo, e cheio de cor este passarinho de que hoje falas no teu poste, eu não o conhecia, e como tal, li com atenção, para aprender mais alguma coisa.
Eu gosto muito de passarinhos, mas tu és completamente apaixonada por passarinhos e também por seus ninhos.

Tem, tenhamos todos, um bom entardecer.

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

É mesmo muito, muito colorido e lindo!

É a ave mais colorida de Portugal...segundo li.

Um beijo
Viviana