quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"O meu Pé de Laranja-Lima

A Lima - Laranja -  lavadinha pela chuva.

"O meu é de Laranja-Lima" ,veio dos Açores, trazido pelo Jorge (meu marido) numa deslocação que ali fez há cerca de doze anos, como colaborador da A.P.E.C.P. (Aliança para a  Evangelização de Crianças de Portugal)

Coube-me a mim plantá-la, no jardim da casa dos meus pais na aldeia.A minha mãe tinha muito gosto na "arvorezinha", porém, partiu sem  ver os seus frutos.
Sempre cuidei dela com muito carinho, inclusivé regando-a com frequência nos quentes e secos dias de verão. Ela agradeceu cobrindo-se de flores e frutos, que estão presentes quase todo o ano.Deixo-os amadurecer antes de os colher, embora eu saiba que geralmente  elas são vendidas ainda bem verdes, nos super-mercados.Maduros, ficam com uma côr muito bonita. Têm uma casca finíssima que exala um cheiro muito especial e muito agradável. Num dia de muito calor apanhei umas duas ou três que descasquei e comi na viagem de volta para casa. Decidi deixar as cascas no tablier do carro para usufruir-mos daquele bom cheiro.
Nunca fiz caipirinha com elas, porque é bebida que aqui em casa não apreciamos.Mas tenho feito sumos, misturada com limão ou com laranja. São sumos feitos na "Bimby" , onde é usada também a casca dos frutos. Fica excelente.
Cuido da árvorezinha como se a mãe cá estivesse. Olho para ela e lembro-me sempre da minha mãe...
Que pena ela não estar cá para se alegrar com o "seu pé de Laranja-Lima"...plantado e cuidado por mim.

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
Onde a mãe estiver ela verá os frutos.

Nunca comi o fruto, mas gosto da raspa, e em cima de rodelas de ananás fica muito bom.
Viviana, uma boa tarde de Quarta -feira, por aqui meia tristonha.

Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Sim, a mãe verá os frutos!

Um beijo, amiga
Viviana