segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Arquitecto português Eduardo Souto Moura foi destinguido com mais um importante prémio

                                       O arquitecto Eduardo Souto Moura

No dia 31 de Março de 2011, eu escrevi aqui neste espaço, o seguinte:

Ontem e hoje, toda a comunicação social deu realce a atribuição do Prémio Pritzker ao Arquitecto português Eduardo Souto Moura, facto que me alegrou muito, pois este prémio, segundo apurei, equivale ao Prémio Nobel da Arquitectura.

Hoje, 14 de Janeiro de 2013,  é com uma grande alegria e uma enorme satisfação, que anuncio aqui,  a recente atribuição  de mais um importante Prémio para este arquitecto português, do qual, nós cidadãos, e o nosso país  nos podemos  orgulhar.

Eis a notícia:

O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi anunciado esta quarta-feira em Telavive como um dos galardoados com o Prémio Wolf, atribuído pela fundação homónima israelita, noticia a AP.
A atribuição deste prémio foi justificada com os contributos do arquitecto português para o ofício e as ideias da arquitectura. Na acta em que comunica a sua decisão, o júri diz que a distinção de Souto de Moura fica a dever-se "às suas excepcionais qualidades como designer" e à forma como a sua arquitectura mostra, em termos de filosofia e de experiência, como os edifícios se podem relacionar com a natureza.
"Num corpo de obras de diferentes escalas e tipos, em Portugal e no estrangeiro, Eduardo Souto de Moura criou um ambiente melhor para as pessoas, com um trabalho de claro pendor social", continua o júri, que faz referência a apenas uma obra: "De sublinhar a ligação que os seus edifícios estabelecem entre sociedade e natureza, em particular e de forma mais comovente no Estádio de Braga."

                                       O admirável Estádio de Braga

Os vencedores deste prémio são considerados fortes candidatos aos prémios Nobel, uma vez que um em cada três dos distinguidos ao longo de 34 anos nas áreas de química, física e medicina vieram a ser galardoados com aqueles prémios.

 ( http://www.publico.pt/)

PARABÉNS! Senhor arquitecto Eduardo Souto Moura!

Obrigada por a sua obra magnífica!

Desejo-lhe ,muita saúde e muito trabalho.

Sem comentários: