sábado, 10 de novembro de 2012

"A América" tem algo para ensinar ao mundo

                                                           David Petraeus

"A América", nome pelo qual são mais conhecidos os Estados Unidos da América, é na verdade um país diferente do resto do mundo, quer queiramos ou não. Acabámos de ver a forma inteligente e civilizada como  foi eleito o Presidende da Nação. O mundo foi surpreendido pela atitude de humildade que caracterizou ambos os candidatos na hora de serem revelados os resultados finais. Hoje mesmo, o recém-re-eleito Presidente Obama, verteu lágrimas sentidas, na hora de agradecer aos que ao seu lado trabalharam na campanha.
Ao fim da tarde, de hoje, ouvimos, e quase nem queríamos acreditar,  que o Director da CIA, David Petraeus, se dimitiu desse elevado cargo por ter tido ao fim de 37 anos de casamento, um caso extra-conjugal, reconhecendo  que esse foi um comportamento inaceitável e revelador de pouco bom senso.
Não estamos habituados a isto. Bem pelo contrário.. .basta recordar o repugnante caso Strauss - Kan, em França; daí, eu não querer deixar passar em branco esta atitude tão digna e  tão responsável do americamo  David Petraeus.

Eis a notícia:

O director da CIA, David Petraeus, demitiu-se, por causa de um caso extra-conjugal. Barack Obama teceu-lhe rasgados elogios e aceitou a demissão.
A demissão foi hoje apresentada por carta, onde o general na reforma David Petraeus, de 60 anos, sublinha que está casado há 37 anos e que "teve muito pouco bom senso" ao envolver-se num caso extra-conjugal. "Tal comportamento é inaceitável, seja como marido seja como líder de uma organização como esta", escreveu, num extracto divulgado pela agência Reuters.

Petraeus tornou-se director da CIA em Setembro de 2011, depois ter comandado as forças internacionais no Afeganistão, de Julho de 2010 a Julho de 2011. Antes, tinha chefiado o Comando Central (USCENTCOM) do exército norte-americano e distinguiu-se na segunda guerra do Iraque. Na verdade, são-lhe atribuídos os créditos de ter dado a volta à guerra, em 2007, quando os Estados Unidos estavam no atoleiro da revolta sunita.

O vice de Petraeus na CIA, Michael Morell, ficará como director interino, até ser nomeado novo director, disse Barack Obama, numa declaração em que traça rasgados elogios ao trabalho do dirigente demissionário. "David Petraeus prestou serviços extraordinários aos Estados Unidos durante décadas", afirmou o Presidente.

"Foi um dos mais destacados generais da sua geração, ajudou o exército a adaptar-se a novos desafios, e liderou os nossos homens e mulheres em uniforme num período extraordinário no Iraque e no Afeganistão, onde ajudou a pôr a nossa nação a pôr no caminho para um fim responsável a essas guerras ."Como director da CIA, continuou a servir com o rigor intelectual que lhe é característico, com dedicação e patriotismo. David Petraeus tornou o nosso país mais seguro e mais forte", declarou Obama.

( http://www.publico.pt/Mundo/)

Sem comentários: