sábado, 21 de julho de 2012

In Memoriam - Dr. José Hermano Saraiva

                                Dr. José Hermano Saraiva- o grande comunicador

José Hermano Saraiva morreu esta sexta-feira de manhã aos 92 anos, confirmou o produtor dos programas televisivos do historiador, José António Crespo.

O assistente do produtor dos programas da Videofono feitos por José Hermano Saraiva, "História Essencial de Portugal" e "A Alma e a Gente", adiantou à Lusa que o historiador morreu em casa, em Palmela, distrito de Setúbal.

Creio poder afirmar, sem faltar á verdade, que Portugal está de luto.
 Não sei se haverá um português por esse país fora que não conheça e não admire este grande historiador que escreveu, explicou e comunicou, a história de Portugal como nenhum outro. Mostrou-nos Portugal de lés- a- lés. A forma linda, única e entusiasmada como nos falava e apresentava o que é Portugal e a sua marcante história, prendia-nos e cativáva-nos.
Há muito tempo que aprendi a respeitá-lo e a admirá-lo e considero uma enorme perda para o país e para todos nós, a sua partida.
Ficará decerto gravado na nossa memória e nos nossos corações.

Numa entrevista  recente ele disse isto:
"Nos últimos tempos não tenho tido muita saúde, mas quando um filho  chega e me aperta a mão, eu sinto o fluxo da vida  a correr dele para mim."
Achei lindo.
Teve cinco filhos e confessou ter pena de não ter tido mais.

Neste dia do seu funeral , junto-me aos muitos que o choram e lamentam a sua partida, estando ciente de que o Senhor Deus - Soberano, dono da vida de cada um de nós, na sua misericórdia e sabedoria, achou por bem chamá-lo á sua presença. A Ele, toda a glória, adoração e louvor.

 Eis alguns dados sobre José Hermano Saraiva:

Nascido em Leiria, a 3 de Outubro de 1919, começou os seus estudos na cidade natal. Ingressou mais tarde na Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas, em 1941, e em Ciências Jurídicas, em 1942.

Começou a sua carreira como professor, acrescentando depois ao seu currículo a advocacia. Entrada depois na política durante o Estado Novo, tendo em 1957 sido deputado à Assembleia Nacional e procurador às cortes. Ainda antes do 25 de Abril assumiu os cargos de procurador à Câmara Corporativa e ministro da Educação, entre 1968 e 1970, cargo no qual foi substituído por Veiga Simão após a crise académica de 1969. Em 1972 passaria a a ser o embaixador de Portugal em Brasília.

Depois do cargo diplomático, José Hermano Saraiva iniciou uma colaboração com a RTP em 1971 que se manteve até hoje. Primeiro com “Horizontes da Memória”, depois com “Gente de Paz”, “O Tempo e a Alma”, “Histórias que o Tempo Apagou” e “A Alma e a Gente”.

Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal”, já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. Editado pela primeira vez em 1978, este título foi já traduzido em espanhol, italiano, alemão, búlgaro e chinês.

José Hermano Saraiva dirigiu também uma outra História de Portugal em seis volumes, publicada em 1981 pelas Edições Alfa. Na área da História, José Hermano Saraiva publicou perto de 20 títulos, entre eles “Uma carta do Infante D. Henrique”, “O tempo e alma”, “Portugal - Os últimos 100 anos”, “Vida ignorada de Camões” ou “Ditos portugueses dignos de memória”.

O historiador foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Trabalho, a Comenda da Ordem de N. S. da Conceição de Vila Viçosa e a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco (Brasil).

Ficou no 26º lugar no concurso da RTP os "Cem Grandes Portugueses", ganho por António Oliveira Salazar.»

      ( http://www.publico.pt)

3 comentários:

Maria disse...

Eu sempre gostei dos programas dele que vou, ainda, revendo na RTP Memória.
Uma das suas qualidades oratórias, foi conseguir que a história não fosse uma coisa chata.
Posso dizer que "descobri" alguns pormenores do nosso País com ele.
Dos nomes que aprecio e relembro ensinos, via televisão, creio que já só um está vivo.
Também a minha homenagem a Hermano Saraiva!

esperança disse...

Boa noite minha querida maninha.
Quero prestar também Homenagem sem fim ao comunicador único!!! Que foi e que continuará a ser… Através da sua imensa obra que podemos ver, rever e ler… Como ele não haverá mais nenhum. Eu gosto dele desde os meus trinta anos, era um êxtase para todas as camadas sociais ouvi-lo…O Dr. José Hermano Saraiva foi o português que mais contribuiu para a cultura nacional, Portugal deve muito a este português de gema.
Ouvi-o ontem numa entrevista á RTP dizer que queria ser recordado: “A Falar” E á pergunta: como é possível viver um amor durante 70 anos? Respeitando-se, tendo atenções dando presentes etc. Foi lindo…Gostei…Mas não me lembro bem.
Tem, tenhamos todos uma noite tranquila

dilita disse...

Boa noite Viviana!
Grata pela visita ao meu cantinho, e também pela apreciação que fez ao que escrevi sobre o Prof. Dr. Hermano Saraiva. Confesso-me "agora" desiludida, e permita-me que descreia também "agora" das suas palavras tão queridas, de que o país estava de luto.Ninguém do Governo nem da Presidência compareceu no funeral, nem tão pouco se fizeram representar.Só me pergunto o que será necessário ser-se em Portugal para merecer que o seu mérito seja reconhecido...
Jogador de futebol? Mesmo que não saiba gramática? Banqueiro ? Mesmo que seja corrupto? Tristeza!!!!!

O meu apreço também pelo que escreveu no seu blog.Lindo mesmo.
Beijinhos.