sábado, 28 de julho de 2012

Choca-me e revolta-me a frequência com que acontecem os acidentes mortais nos locais de trabalho

Há anos e anos, que me revolto, com a frequência e o elevado número de "operários"que são vitimas de acidentes  mortais  nos locais de trabalho, por falta do cumprimento da  parte das empresas, das regras e condições de segurança, ou por falta de fiscalização  de quem tem essa responsabilidade. São acidentes demais! Não pode ser!
E depois, as desgraças acontecem.Têm direito a um dia de notícias nos jornais e televisões, notícias "frias", que caem logo no esquecimento; nunca vejo um comentador na televisão... e são aos montes...para comentar tudo e mais alguma coisa, sobretudo casos políticos, como "um dito" de um governante, que "dá pano para mangas" para semanas ou meses de discussão; e não vejo alguém  entendido no assunto, a comentar, para  Denunciar, Responsabilizar e principalmente Para Prevenir, estes terríveis casos.

É que a vida de uma pessoa é importante demais para ser destruida  com esta facilidade. Quantos orfãos (geralmente são operários jovens) quantas viúvas, quantas mães, a chorarem estes seus entes queridos?
Quem se importa com isso?
Anteontem foram estes dois, provavelmente para semana serão outros dois, que ficarão soterrados numa vala de uma obra, ou que cairão de um andaime ou de um viaduto em construção...
                                         A fábrica Atlantiques Meals . em Coruche - onde morreram os dois operários

Depois, bem, depois, há 230  deputados que se sentam nas confortáveis e caras cadeiras da Assembleia da República, que foram eleitos, segundo a lei, para representar os cidadãos, que se assim fosse de verdade, seriam os primeiros a denunciar a frequência destas mortes  e a defender estes operários pobres.
Todos - enchem a boca - com os mais pobres e mais desfavorecido da sociedade, e não vejo ninguém, da direita á extrema esquerda,  a trazer o tema das numerosas mortes em acidentes de trabalho, a ser tratado ou discutido por estes que estão lá para o fazer.

Eu sinto que alguma coisas terá que ser feita rápidamente.
Não é justo, isto tem que parar.
Nunca fui para rua para uma manifestação...mas por esta causa estou pronta a ir, se isso servir para mudar drásticamente esta tragédia das mortes por acidentes de trabalho, dos operários do meu país.

Aqui está a notícia:

«Dois trabalhadores, de 20 e 34 anos, morreram hoje ao final da manhã soterrados por farinha num acidente numa fábrica de Coruche, disse à agência Lusa, fonte da GNR.
"Os trabalhadores estavam a proceder à limpeza dos silos quando houve um desabamento de farinha. A operação durou menos de uma hora, mas quando se conseguiu chegar até aos operários, estes já estavam sem vida", explicou a mesma fonte.
Os técnicos da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) estiveram no local a fim de averiguar as circunstâncias em que o acidente mortal aconteceu.
A empresa Atlantic Meals informa na sua página da Internet que se dedica à secagem, armazenagem, processamento e comercialização de arroz e de milho destinados a vários tipos de indústria».


1 comentário:

NO AMOR DE JESUS disse...

Nossa, o teu blog é uma beleza. não sei como mudar o meu Blog para fazer dele um local mais visitado. Veja se puder. E depois, se puder me dê uma dica. Mas vou alertar a você sou um padre Católico. Gosto muito de poesias. Parabens! Continue assim!
Pe. Gualter Pereira da Silva