sexta-feira, 13 de abril de 2012

Li, concordei, e trouxe para aqui


O Pastor Tiago Cavaco com a sua linda família.

PÁSCOA

"Ele não tem consciência disso, mas o meu amigo Tiago, pastor protestante, é a pessoa mais corajosa que eu conheço. Ele é um Rambo da vidinha. Porque é tarefa de Rambo aquela que o Tiago tem. Um Rambo teológico, um Rambo que lê Santo Agostinho, mas um Rambo. É que o Tiago fundou uma igreja nova algures na selva de marquises de Benfica, como se fosse um dos primeiros cristãos, aqueles das catacumbas fedorentas, aqueles que eram pasta gourmet de leões. Há uns meses, ele foi empossado pastor em Moscavide. Enquanto tentava acompanhar a cantoria e o bambolear de ancas daquela rave protestante (comparada com uma missa católica, uma cerimónia baptista é uma saída á noite), percebi a exacta dimensão da corahem do Tiago e da sua mulher. Sim, bravura é fundar uma igreja duas mil e doze páscoas depois da Páscoa original. E bravura é fazer isso num sítio que não respeita um ar bíblico. Aliás, ali só se respiram tubos de escape. Benfica não é o mar da Galileia.
Mas a coragem desta história não se fica por aqui. Duirante a cerimónia, percebi que o Tiago começou com sete fiéis há cinco anos, e agora tem doze. Isto dá um fiel novo por ano. A mesa dos pequeninos da minha família é maior do que esta congregação. Como é que se lida com isto? Ano após ano como é que se repete um ritual sem a recompensa de vêr um mar de fiéis a entrar pela sala adentro? Como é que se lida com esse fracasso? Lida-se com uma coragem que está fora do meu alcance, a coragem de suportar o ridículo em nome daquilo em que se acredita, a coragem mais rara nos tempos que correm . A de assumir que há coisas superiores ao nosso egozinho. E, por causa deste ponto, o fracasso do Tiago não é assim tão fracassado.
Hoje em dia, ter doze pessoas (fora os penduras ocasionais) numa igreja nova é, com todo o rigor científico, um sucesso. Numa época que ilegalizou Deus e que transformou a Páscoa na antecâmara das férias de verão, ter doze cristãos numa cave rodeada por carros não é só um sucesso: é um sucesso bíblico, um sucesso inexplicável. Quando pensa em fé, um sujeito visualiza o Ben-Hur, e não uma fila de carros utilitários. Portanto, como é que se consegue ver Cristo quando o que temos pela frente é um Opel Corsa e não uma quadriga de cavalos brancos? O Tiago e os seus doze fiéis conseguem, e criaram um canteiro de fé nesta aridez de marquises e alcatrão. Se calhar, São Domingos de Benfica é mesmo o mar da Galileia."

Henrique Raposo - no Semanário Expresso - a seis de abril de 2012

Escrevi anteriormente sobre o Pastor Tiago Cavaco aqui.

Nota sobre o bébé Vasco:

"Era só para dizer que o Senhor levou o Vasco, ontem.

Para o pe Dele".

Recebi esta mensagem via-e-mail.

"O Senhor o deu e o Senhor o tomou,
bendito seja o nome do Senhor".
Obrigada a todos os que intercederam por esta criança.

2 comentários:

Avozinha disse...

Graças a Deus que, nas nossas garagens rodeadas de carros utilitários, ainda conseguimos ver Deus. Ou melhor: Deus nos vê a nós.

Que Ele seja o consolo dos pais do pequenino Vasco.

Viviana disse...

Querida Eunice

Não poderia concordar mais consigo, minha boa irmã e amiga.

Deus vê-⁻nos nas nossas garagens...

Parabéns por este filho, homem de Deus,que de uma forma tão corajosa decidiu serví-lo.

O Pastor Leal apreciou muito o seu pensamento.
De nós os dois, abraços
viviana