terça-feira, 6 de dezembro de 2011

E a Mulher Ministra chorou...


A Ministra Italiana Elsa Fornero - chorando.

Eis a notícia:
Ministra italiana chora ao anunciar a penalização das pensões

«No dia em que a Itália anunciou um novo pacote de austeridade, houve um momento emotivo que marcou os espectadores italianos: a ministra do Trabalho, Elsa Fornero, chorou, este domingo, durante o anúncio de novas regras que penalizam o sistema de pensões e teve de ser interrompida, por não conseguir conter as lágrimas.

Fornero estava a anunciar o aumento do número de anos mínimos de descontos para um italiano se poder reformar sem sofrer cortes – 42 para os homens e 41 para as mulheres – quando começou a soluçar e não conseguiu acabar o discurso.

Alguns segundos depois, Fornero acabou por conseguir acabar de falar.»

(Correio da Manhã)
05/12/2011

Ao ver o acontecimento na televisão, confesso que me tocou profundamente e durante todo o dia... o facto não saiu da minha cabeça.
Aquela mulher madura, magra, com um ar cansado e cheia de rugas, que aceitou fazer parte de um governo de Salvação Nacional que está dar tudo por tudo para travar a queda do País na bancarrota, deixou-nos ver, através das lágrimas... como é grande o seu coração e como sente de uma forma tão forte a dôr e sofrimento do seu povo.
Reparei, que ao comover-se, a ponto de chorar e interromper o seu discurso, havia a par do sofrimento, beleza no seu rosto e uma expressão de delicadeza e serenidade.
Eu, "que tenho o coração ao pé da boca,"e choro e comovo-me vezes sem conta... naquele momento identifiquei-me totalmente com ela e compreendi-a perfeitamente. Até disse para o Jorge: Tal e qual como eu.

Fiquei com uma preocupação:
Que os políticos de carreira, incluindo os deputados que assistiam ao seu discurso, se lembrem de "confundir" aquele momento tão bonito e tão simbólico, com a fraqueza. Conhecendo os políticos da nossa praça, e sabendo do que eles são capazes de fazer em prol do partido e de interresses instalados, creio que os políticos italianos não serão muito diferentes.

Ouvi um comentador dizer ontem á noite :
"Elsa Fornero, não tem amigos no Parlamento, não está ali para fazer carreira política nem para ganhar dinheiro, mas sim para salvar o seu país e o seu povo, da perigosa situação a que os políticos de profissão o conduziram."

Já agora, por falar em políticos de profissão, por muito que puxe por a memória não me recordo de alguma vez ou algum dia, ver algum a chorar por o seu país e por o seu povo, como o fez esta grande mulher - Elsa Fonmero. Para ela, a minha admiração e o meu Obrigado muito sincero. Não esquecerei o seu exemplo.

2 comentários:

AP disse...

E quantos aposentados italianos também vão chorar, sem nenhuma culpa porque não são responsáveis diretos pela crise financeira do pais. No Brasil a economia não é muito diferente destes países que estão em crise, muitos deles, mascaram e manipulam dados como exemplo à Grécia, até quando estaremso "livres" deste maremoto financeiro que está afetando o mundo?
Antonio Pinto
http://nscdocia.blogspot.com

Viviana disse...

Olá, António

A sua presença neste cantinho foi uma agradável surpresa.

Concordo consigo.
Na verdade, este mundo está a ficar demasiado estranho...de um momento para o outro parece que tudo está a "ruir".

Vale-nos a nossa fé no Deus - todo - Poderoso e o descanso e tranquilidade que dEle nos vem.

A Ele toda a Glória, Aoração e Louvor.

Obrigada por a visita

Um abraço
viviana