quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Swatch deixa a Madeira


Relógios Swatch

A Swatch, a maior empresa mundial de comércio de relógios, vai deixar de estar presente na Madeira, através de duas participadas, cuja responsabiidade era a gestão de negócios e comércio geral do Grupo na Europa.
Dando razão á tradição a confirmação do abandono de mais uma empresa na Zona Franca da Madeira, funcionou com o pragmatismo de um relógio suiço. Ou seja, no tempo e na hora que a empresa entendeu. O "Diário" (Diário de Notícias da Madeira) contactou os escritórios da empresa situados na sala 316 do Edifício Oudinout e a responsável máxima remeteu-nos para a sede na Suíça.
Após vários contactos via e-mail nos últimos dias, obtivemos a confirmação de que a empresa vai ser deslocalizada para a Suíça e parte dos trabalhadores, seis ou sete de um total de doze, terá a oportunidade de voltar á base. A justificação para esta saída é o pragmatismo dos negócios.
Melhor dizendo, o facto de estas duas operações denominadas "The Swatch Group (Europa) - Unidade Unipessoal, S.A. Funchal" e "The Swatch Group (Europa II) retail, Sociedade Unipessoal, S. A., Funchal", deixarem de ser eficazes e produtivos.
O "Grupo Swatch Europa foi fundado em 1994 como uma plataforma central para a Europa, com o objectivo de centralizar várias funções e para simplificar e unificar os documentos de exportação na região Europeia", explica a Directora Susana Bengelsdorff, após as respostas recebidas do gabinete de Relações Públicas da Empresa na Suíça. "A moeda Euro não existia antes de 1999 e era difícil lidar com a volatilidade das moedas europeias naquela éçoca. O swatch Group Europa ( do Funchal) ajudou a tratar de negócios com países europeus onde temos muitos clientes".
Ao que parece, esta saída nada tem a ver com as indefinições quanto ao futuro, do Centro Internacional de Negócios, sobretudo no que toca á extenção dos "plafonds" dos benefícios fiscais ás empresas cá sediadas, que termina em finais de 2013, para a maioria delas. A partir daí, basicamente, as empresas passam a pagar os mesmos impostos que as outras empresas na Madeira. Na versão da Swatch a explicação está nas circunstâncias (o Euro, por exemplo) que mudaram.
Assim sem mais, "as operações realizadas na Madeira podem passar a ser tratadas de uma maneira mais simples, na sede Swatch Group na Suíça".
O referido pragmatismo evidencia-se na resposta: "O Grupo Swatch está sempre a verificar as suas estruturas com vista a lidar melhor com os mercados e as operações. Este é apenas mais um passo no âmbito das operações regulares de negócios da Swatch", afirma.
Numa resposta posterior, e face á insistência no que toca á perda de postos de trabalho, a resposta da mesma forma clara e sintética: "Cerca de uma dúzia de funcionários trabalham na Swatch Group Europa na Madeira. Foi-lhes oferecido um emprego na Swatch Group Ltd. na Suíça. Mais de metade do pessoal vai aproveitar esta oportunidade de trabalhar na Suíça". Pelo relatório e contas de 2010 do grupo suíço, as duas Empresas na Madeira reprezentavam um investimento em capital social de 24,14 milhões de Euros (a empresa da área de distribuição) e 100.000 Euros a do retalho". De realçar ainda que a marca de relógios e bijuterias, tem uma loja de venda ao público no CC Madeira Shopping, cujo futuro e dos funcionários não é conhecido.

(Diário de Notícias da Madeira - 17 de Novembro de 2011)

Nota:
Só para dizer que a Directora destas Empresas na Madeira é a Susana Bengelsdorff, uma grande mulher, minha linda sobrinha e filha da "maninha Esperança".

Sem comentários: