segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"UMA VIDA PASSAGEIRA"


Fonte da imagem -http://extension.missouri.edu/p

Encontrei no blogue da minha amiga Ana - http://anamgs.blogspot.com/ - este texto, cujo conteúdo achei muito interessante e significativo, e daí, desejar partilhá-lo com os amigos que gentilmente por aqui passam.

«Se pudéssemos ter consciência do
quanto nossa vida é passageira,
talvez pensássemos duas vezes
antes de jogar fora as oportunidades
que temos de ser e de fazer os outros
felizes. Muitas flores são colhidas cedo
demais. Algumas, ainda em botão.
Há sementes que nunca brotam e há
aquelas flores que vivem a vida inteira,
até que, pétala por pétala, tranquilas,
vividas, se entregam ao vento.

Mas não somos adivinhos. Não sabemos
por quanto tempo estamos enfeitando
esse jardim e tão pouco aquelas flores que
foram plantadas ao nosso redor.
E descuidamos.Cuidamos pouco. De nós,
dos outros.

Nos entristecemos por coisas pequenas e
perdemos minutos de horas preciosos.
Perdemos dia, às vezes anos.
Nos calamos quando deveríamos falar;
falamos demais quando deveríamos ficar
em silêncio.

Não damos o abraço que tanto nossa alma
pede por que algo em nós impede essa
aproximação.
Não damos um beijo carinhoso "por que não
estamos acostumados com isso" e não dizemos
que gostamos por que achamos que o outro sabe
automaticamente o que sentimos.

E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e
adormece e continuamos os mesmos, fechados
em nós. Reclamamos do que não temos o
suficiente. Cobramos, dos outros, da vida, de
nós mesmos.

Nos consumimos. Costumamos comparar nossas
vidas com as daqueles que possuem mais que a
gente.

E se experimentássemos nos comparar com
aqueles que possuem menos?
Isso faria uma grande diferença.
E o tempo passa...

Passamos pela vida, não vivemos.
Sobrevivemos, por que não sabemos
fazer outra coisa. Até que, inesperadamente,
acordamos. E então nos perguntamos:
E agora?

Agora hoje, ainda é tempo de reconstruir
alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer
uma palavra carinhosa, de agradecer pelo
que temos.

Nunca se é velho demais ou jovem demais
para amar, dizer uma palavra gentil ou
fazer um gesto carinhoso.

Não olhe para trás, o que passou, passou.
O que perdemos, perdemos. Olhe para
frente!

Ainda é tempo de apreciar as flores que
estão inteiras ao nosso redor.
Ainda é tempo de voltar-se para Deus e
agradecer pela vida, que mesmo passageira,
ainda está em nós! Pense!... Não o perca mais!»

(Desconheço o autor)

http://anamgs.blogspot.com/

8 comentários:

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Viviana querida!

Estou aqui recebendo o gostoso abraço que deixou em meu blog!Uma delícia!

Também estive afastada...estava de mal comigo,rsrs!!

Verdadeiro o texto da Ana:quanto tempo perdemos e muitas vezes nem temos oportunidade de recuperá-lo!

Um beijo e todo o meu carinho!

Sonia Regina

BC disse...

Minha linda amiga, venho trazer-lhe um lírio cheiroso com muitas saudades das suas palavras das nossas doces cumplicidades sobre as estrelas.
Das palavras mais belas que já alguém me disse, muitas vezes foram ditas por si, verti lágrimas não nego comovi-me, mas apesar de andar mais distante terá sempre um lugar muito especial no meu coração Viviana
Beijinhos

Rosa disse...

Olá amiga Viviana
dei comigo no final de ter lido o poema a acenar com a cabeça, isto é, a concordar com o que lá está escrito.
Quanto tempo desperdiçado, quantas atitudes incorrectas quantas...
Foi muito bom ter postado este texto, obrigada.

Beijos e uma tarde risonha.

Viviana disse...

Querida Sónia

Eu dei esse abraço...quando li estas suas palavras.
Estou muito feliz com esta sua visita.
Obrigada, minha linda e doce amiga.

Vamos em frente!
Continuemos a nossa caminhada!

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Isabel

Ah! mas quanta alegria me deu com esta visita!...

Tantas eram as saudades...

Gostei muito do seu comentário.
Palavras "mesmo á Isabel".

Gostei que falasse das estrelas.Recordo tão bem tudo isso...

E sabe, a estrela Isabel continua aqui por cima da minha janela.

Tudo de bom para si, minha boa amiga e para essa família linda que Deus lhe deu.

um abraço carinhoso

viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Minha amiga do coração.

Imagino que terá gostado do poema.

Também eu...

Tem tanto a ver connosco, não é?

Sábio, quem o sentiu e o escreveu.
Sábias seremos nós também se tivermos em conta o que nos diz.

Tive uma tarde "risonha", sim!
Tanta luz, tanto azul! tanta serenidade e paz por aqui...

Bençãos e bençãos sem fim...a cada momento, a cada instante, a cada dia...

Ah! o meu coração está cheiínho, cheiínho de gratidão para com o meu Senhor!

Tenha uma boa noite de descanso, amiga querida

Beijos para todos nessa família linda

viviana

dilita disse...

Olá Viviana!

Quem me dera aprender a lição que este texto me mostra!!!!!!!
Estou tão distante,e nem posso dizer que não sei estas verdades. Mas é mais cego o que não quer ver...

Beijinho.

Viviana disse...

Olá, Dilita

Todos nós, um pouco mais ou menos estamos nessa situação; não é que não conheçamos o desejável ou o melhor para nós...mas daí até o pormos em prática...é que vai uma enorme distância.

Mas, vamos tentando.

Um grande abraço
viviana