quarta-feira, 13 de abril de 2011

A crueldade sobre os animais


Esta gata malhada, é uma das do grupo de oito, que frequentam o pátio da casa da aldeia e que a minha irmã alimenta com muita alegria e muito carinho.Todas as semanas ela vai carregada de latas de comida para os "bichinhos".
No passado mês de Fevereiro notámos que havia por ali muito alvoroço; era a época dos gatos namorarem. Vários gatos, machos, enormes e bem nutridos, apareceram e sem mais, conquistaram todas as gatas do grupo, que ficaram prenhes, entre elas a gata malhada que na semana passada já tinha uma enorme barriga o que nos lembrou que o nascimento estava para breve. Assim foi, pois hoje quando estacionámos o carro no pátio, ela foi a primeira a aparecer e olhando-a, concluímos que já tinha tido os gatinhos. O Chico, um vizinho, amigo dos gatos, apareceu e informou-nos que a gata malhada tinha tido os gatinhos ontem e que uma vizinha os matara. O animalzinho estava a dar de mamar aos filhotes quando os tiraram da mãe e os levaram para matar.
Ficámos estarreciddas, chocadas. Essa vizinha tinha-me dito há umas semanas atrás, que iria matar todos os gatinhos que nascessem este ano. Eu dissse-lhe que o não fizasse pois os gatos não fazem mal a ninguém nem incomodam ninguém, até porque eles têm um espaço enorme de campo para se movimentarem. Nessa altura também lhe disse que matar os gatinhos era pecado e que quem o fizesse teria um dia de dar disso contas a Deus.
Pelos vistos, de nada valeu. Estão pelo menos mais três gatas prenhes que dentro de uma ou duas semanas irão parir.Só de pensar que ela lhes fará o mesmo, arrepio-me.
O gata malhada mudou o seu comportamento. Embora antes fosse um tanto arisca, não permitindo que lhe tocássemos, creio que por estar habituada a ser corrida e maltrada por as pessoas dali, ela nunca tinha sido agressiva para nós.
Pois bem, hoje, assustou a minha irmã quando esta fazia "festinhas" a uma outra gata mais novinha e grávida também. A minha irmã notou então que ela defendia a outra gata como se fosse filha dela. Reparámos ainda que que ela se roçava na gata e dava-lhe marrradinhas na cabeça - sinal de amizade - .
Vimos depois, que ela, só por nos aproximar-mos dela, "bufava" e mostrava os dentes. Tanto eu como a minha irmã estávamos até com receio que ela nos atacasse. Passei junto dela com muito medo.Mais tarde quando apareceu outra gata também prenhe, que vinha comer, ela teve para com ela a mesma atitude que tinha tido com a outra; lidava com ela como se fosse o seu gatinho bébé.Quer dizer: O animal ficou perturbado por lhes terem tirado os filhotes. Naturalmente que o seu corpo preparado pelas hormonas para alimentar os gatinhos e o seu instinto maternal, ficaram confusos e desregulados.Pobre animal! Que mal fez ele para o tratarem desta forma? Que crueldade!
Como é possivel haver seres humanos tão cruéis e tão faltos de sensibilidade que não constitua para eles qualquer problema fazer tanto mal aos bichinhos!?
Este acontecimento perturbou-me muito. Fiquei triste o dia todo...e ainda estou, e já é outro dia.
Creio que o que falta a estas pessoas, é o conhecimento e a prática dos doces ensinos do Senhor Jesus. Coração onde Ele não mora, já peecebi que pode fazer tudo. Inclusivé, praticar crueldade sobre os animais, a quem S. Francisco de Assis tratou por "meus irmãos".
Conclusão:
Este nundo será muito melhor quando os seres humanos derem lugar a Cristo na sua vida e o convidarem a ser seu Mestre e Senhor,
Tão simples, não?

4 comentários:

Maria disse...

Estou indignada!
Isto passa pela educação e o civismo.
Várias vezes veem abandonar cães aqui na zona. É horrível vê-los perdidos e com medo quando nos aproximamos. Alguns, quando ganham confiança, são muito meigos.
Eu não contacto o canil porque os matam, mas já arranjei alguns donos e o último (há 3 semanas) consegui que fosse para a União Zoófila, onde são bem tratados (tinha uma perna imobilizada com canas verdes e panos, a patinha estava tão inchada de apertada que parecia a pata de um tigre).
Outros têm morrido atropelados. Um muito querido que brincava com os meus netos, mataram com veneno enquanto estive no Acampamento.
Bem, desculpe o desabafo, mas...

Shalom!
Mimi

Viviana disse...

Olá Mimi

É uma dor de alma o que passa com o abandono de cães, sobretudo assim que acaba a época da caça.

É vê-los a deambular por aí com um ar tão infeliz que faz dó.

Creio que como diz tem muito a ver com a cultura e a educação cívica.

Um grande abraço

viviana

Lilá(s) disse...

Fiquei arrepiada com este post, ainda por cima a gatinha malhada cá de casa é tratada como uma princesa.
Bjs

Viviana disse...

Olá Lilá(s)

Muito triste, este post, não é?

Ainda pensei não o publicar...mas depois achei que o devia fazer para que se saiba - se é que toda a gente não sabe já - como os animais nossos amigos são tratados.

Que bom que a sua gata malhada é feliz e tratada como uma princesa"



O meu "Teco" também!

Um abraço

viviana