sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Que mundo é este em que vivemos?


A senhora foi encontrada no quarto andar
deste prédio na Rinchôa - Sintra


Ouvi a notícia e fiquei estarrecida.
Demorei algum tempo a recuperar a minha habitual tranquilidade.
Já lá vão dois dias e o acontecimento não sai do meu pensamento, perturbando-me ainda.
Pensei logo escrever aqui algo sobre o assunto, porém como o acho tão terrível e tão desagradável, ponderei, ponderei, se seria melhor não falar nele e assim poupar-vos e não vos perturbar.Mas ao terceiro dia e ouvindo os meios de comunicação social falar a toda a hora nele, decidi partilhar convosco o que penso sobre a situação. Sei que corro o risco de me acusarem de citar coisas ruíns demais e chocantes, porém, mesmo assim eu prefiro dizer o que penso e o que acho desta civilização tão pobre dos valores que o cristianismo nos ensina e nos transmite. Os valores do amor ao próximo, da valorização do ser humano, do respeito por os outros, da solidariedade e da bondade.

Aqui muito perto do lugar onde vivo, pegado a Mira-Sintra, fica a Rinchôa que praticamente vejo da minha janela. Num quarto andar de um prédio que fica junttinho do Conservatório onde os meus netos Nuno e Inẽs estudam música, esteve durante nove anos! o cadáver de uma idosa que ali viveu mais de trinta anos, caído de bruços no chão da cozinha, tendo ao lado o esqueleto de um cão e perto, os cadáveres dos passarinhos. Em 2002 uma vizinha deu por falta da senhora e foi á Polícia e á Guarda participar o sucedido e pedir para virem arrombar a porta e ver o que se passava com a senhora.Não quiseram ir alegando que se estivesse alguém morto lá dentro cheiraria mal, o que parece não seria o caso. Um sobrinho, foi durante esses nove anos 13 vezes ao tribunal de Sintra pedir para irem abrir a porta. Não foram. A mesma resposta: se estivesse alguém morto lá dentro cheiraria mal, o que não seria o caso.
Segundo o sobrinho, a última vez que esteve no tribunal foi uns dias antes da notícia sair na comunicação social.
Ao longo destes nove anos a caixa de correio ficou abarrotada de cartas com o vale da Pensão da reforma da senhora, e outras.Nunca, para além do sobrinho ninguém veio saber dela.
Até que o Ministério das Finanças, por uma dívida de 1500 Euros de falta de pagamento da sisa, sem mais, decidiu pôr em leilão o apartamento da senhora, que no caso foi vendido por um preço baixíssimo, creio que cerca de trinta mil Euros, de onde descontou os 1500 da dívida, ficando com 28.500 Euros em seu poder. Pois bem, foi quando uma senhora ucraniana que arrematou o apartamento, acompanhada de um agente da autoridade, procedeu ao arrombamento da porta, que descobriram a senhora idosa caída. na cozinha.
O país inteiro ficou chocado. Agora, o próprio procurador Geral da República ordenou um inquérito para apurar responsabilidades.
E nós perguntamos: Num lugar onde vivem 46.000 pessoas, onde há sempre gente nas ruas, onde há todo o tipo de estruturas e serviços, com vizinhos no prédio por baixo e por cima da casa da senhora, passando á sua porta durante nove anos, como foi possível isto acontecer? Impressiona e assusta.
Vários sociólogos tentam explicar o acontecido, mas, nota-se que também eles estão profundamente tristes e chocados, e avisam: Portugal hoje é o terceiro país da União Europeia com mais idosos a viverem sózinhos o que conduzirá a que acontecimentos deste género tenham cada vez mais lugar.

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana
Por mais que nos esforcemos não compreendemos, é mau de mais.
E penso que cada vez menos nos sensibilizamos, e incluo os mais novos, para as situações de solidão.
As contas vão-nos ser pedidas...

Viviana, para vós uma noite tranquila.
beijos

Viviana disse...

Querida Rosa

Nem sabemos o que pensar, amiga.

E o facto de ser aqui perto, num lugar que eu conheço muito bem e onde passa constantemente, ainda é mais terrível.

Bem dizia o Senhor Jesus:

"Vigiai e orai."

Que Ele nos ajude a estar vigilantes para agirmos de acordo com os seus doces ensinos.

Um abraço

viviana