quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Trompetista português e violinista brasileiro, na Orquestra do YouTube


O trompetista português Pedro Silva


O violinista brasileiro Vaskem Fermanian

Embora já tenham passado alguns dias sobre este acontecimento, não quero deixar de, aqui, publicar algo sobre o assunto, e ao mesmo endereçar ao trompetista português Pedro Silva e ao violinista brasileiro Vasken Fermanian, os meus sinceros parabéns e desejar-lhes os maiores êxitos na sua carreira musical.

Pedro Silva está entre os escolhidos e actuará na Ópera de Sidney em Março.

«O trompetista português Pedro Silva e o violinista brasileiro Vasken Fermanian, que estuda em Portugal, estão entre os vencedores da Orquestra Sinfónica do YouTube, cujos elementos foram escolhidos através de audições na Internet e se estreiam na Ópera de Sydney em Março, escreve a agência Lusa.

Pedro Silva tem 20 anos, reside em Santa Maria da Feira, frequenta a Licenciatura em Música da Universidade do Minho e, depois de em 2009 ter sido seleccionado para a Jeunesses Musicales World Orchestra, foi agora escolhido entre 12 finalistas para integrar o colectivo do YouTube juntamente com outros três trompetistas.

Integrando o naipe dos 31 violinistas mais votados entre 79 finalistas desse instrumento, Vasken Fermanian também tem 20 anos, mas é natural de Fortaleza, no Brasil, embora se encontre a frequentar o 2º ano da Licenciatura em Violino na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Para Pedro Silva, obter um lugar definitivo na orquestra «foi uma surpresa». O jovem diz-se «muito satisfeito» e admite que acalentou sempre alguma esperança de ser escolhido, mas confessa que não pensava ser possível «entrar numa orquestra deste nível».

Quanto à estreia do colectivo a 20 de Março na Casa da Ópera de Sydney, na Austrália, sob a condução do maestro Michael Tilson Thomas, o trompetista declara: «Esse é um dos melhores palcos do mundo e actuar lá é um sonho para qualquer músico. Com o maestro e a orquestra que estão em causa, tudo ao mesmo tempo, vai ser uma experiência única».

(T.V.I. 24)

1 comentário:

Viviana disse...

Olá amigo Manuel

Obrigada.

Para si também um excelente fim de semana.
Um abraço

viviana