terça-feira, 5 de outubro de 2010

Muito obrigada, Dr. Champalimaud.


Centro de Investigação Champalimaud


Um jardim interior - como se fosse uma avenida.




Dra Leonor Beleza -
Presidente da Fundação Champalimaud
.

Será hoje inaugurado em Lisboa por sua Excelência o Senhor Presidente da República Doutor Aníbal Cavaco Silva e por sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro Engenheiro José Sócrates, o Centro de Investigação Champalimaud.

Este Centro concretiza o objectivo da Fundação Dona Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud (pais do empresário) de construir um centro de investigação científica multidisciplinar, transnacional e de referência no campo da biomedicina. Este Centro garantirá as condições ideais para que investigadores e académicos, nacionais e estrangeiros, desenvolvam projectos de excelência com aplicação clínica (prevenção, diagnóstico e tratamento), nas áreas das neurociências e da oncologia.

No seu testamento, Champalimaud destinou quinhentos milhões de Euros da sua fortuna pessoal para esta Fundação e nomeia a Dra Leonor Beleza como Presidente da mesma.
Não deixou indicações pormenorizadas sobre a obra, pois não teve tempo nem saúde para isso (morreu de cancro aos 86 anos em 2004). Mas deixou indicações gerais. O objectivo seria a investigação e ao mesmo tempo o tratamento de doentes, aplicando os resultados dessa investigação. Pelo menos foi assim que a presidente da Fundação interpretou o desejo do fundador. E depois tratou de o cumprir. Como se Champalimaud estivesse vivo e a orientar os trabalhos.
O Centro foi instalado mum edifício de arquitectura grandiosa, leve e revolucionária, perto da Torre de Belém, é algo de que Champalimaud se orgulharia.

António de Sommer Champalimaud. Empresário da área do cimento, que viu as suas empresas nacionalizadas no pós-25 de Abril, obrigado a reconstruir o seu “império” de novo no Brasil, antes de recuperar as suas empresas portuguesas de novo, não esquecendo o desmembramento posterior que não foi imune a polémica – com Champalimaud a querer vender, numa primeira fase, todos os seus activos bancários aos espanhóis do Santander pela famosa “pipa de massa”.
Apesar dos esforços do Governo português em vetar o negócio, acabou por vender o grupo Mundial Confiança aos espanhóis, do qual faziam parte, entre outras instituições, o Banco Totta & Açores e o Crédito Predial Português

"Moveu-se o céu e a terra para tornar este Centro um dos melhores espaços de investigação de doenças cancerígenas no mundo", diz Raghu Kalluri, professor de Medicina em Harvard, citado pelo “New York Times”.

Sem comentários: