quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fiquei indignada!


O que as pessoas são capazes de fazer!
Clique em cima para ver melhor.


Água limpinha e transparente.

Conheço a Ribeira das Jardas (zona de Mira-Sintra) há mais de trinta anos!
Ia com os filhos pequenos...inclusivé com o bébé.. .o Zé, tomar banhos de sol.
Há fotos dele, deitadinho numa manta no meio da relva.
Tudo estava limpo, resguardado, impecável.
Pois bem, nos últimos anos tem sido uma desgraça! Não tem nada a ver com o que era antigamente.
Cada vez que voltamos lá, está sempre mais degradado e mais destruido.
Hoje, fomos lá passear com as netas Sara, Beatriz e Carolina que estão a passar uma semana connosco.

Logo no início do percurso, alegrámo-nos por a água estar tão limpinha e transparente. Vimos até, três cobras de água!
Já há muito tempo que não víamos nenhuma.
Vimos alguns cardumes de pequenos peixes.
Bastantes rãs, e os seus girinos.
Aves de tipo diverso!
Libelinhas!
Ect. etc.
A vegetação nas bordas e dentro da ribeira, mantem-se diversificada e bem desenvolvida.

Isto, a parte boa.

Agora, a menos boa ou muito má, mesmo:
Destruição dos caminhos por causa da corrida de motos que por ali fazem.
Lixo e trastes velhos abandonados por todos os cantos.
Árvores e plantas danificadas e, ou destruídas.
Hortas cercadas por redes de trapo velho á beira da água, impossibilitando até as pessoas que por ali passeiam de se aproximar de certas partes da beira da ribeira.
Mas, o pior de tudo...sim, o pior de tudo é o monte de lixo constituído por garrafas, pratos, garfos, facas e colheres de plástico, atiradas para o chão, bem junto do caminho onde os atletas treinam...e onde as pessoas passam.
Quando me preparava para fotografar esse triste expectáculo, vi ali junto uns vizinhos meus e perguntei-lhes se sabiam quem era responsável por aquela porcaria toda. Disseram-me que são grupos de pessoas que ao domingo se juntam ali a pazer pic-nics. Só este último domingo contaram 15 carros estacionados no lugar de passeio pedestre...

Pensei: Mas ninguém vê?
Nem os responsáveis das juntas de Freguesia ou Câmaras?

Fiquei profundamente indignada!
Terei que pensar em tomar alguma medida, não sei ainda qual...mas que vou ter de fazer alguma coisa, lá isso vou!

6 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Faça mesmo amiga, esses porcos(desculpe o termo)precisam aprender que não se faz isso, será que na casa deles fazem o mesmo?

É revoltante!

beijooo.

Avozinha disse...

E que tal enviar este texto para a Junta e a Câmara?

Viviana disse...

Querida Ana

Dá-me cá uma raiva!!!

Nem imagina.

Farei sim, eu farei o que fôr preciso fazer.

Depois conto o resultado.

Um beijo

VIVIANA

Viviana disse...

Olá querida Eunice

Até que me está a dar uma boa ideia... sim.

Beijos para toda essa família querida e linda

Meus... e do Jorge

Viviana

Ana Maria disse...

Ótima idéia da AVOZINHA, mandar este texto para a Junta e a Câmara.
É muita indignação mesmo. É como se cuspisse no próprio prato.
Beijinhos querida amiga!

Flora Maria disse...

É, Viviana, os seres humanos são uns porquinhos ! Não todos, mas parece que existe uma falta de respeito ao que não é seu, muito grande.
Já reparou que algumas pessoas limpam bem suas casas e varrem o lixo para a rua ?
Para elas, a rua não é sua, então, por que cuidar dela ?

Meu marido, quando vê alguém jogar um papel na rua, recolhe e leva para o lugar apropriado.
Eu, certa vez, vi umas moças atirando papel de sorvete na calçada e não me contive. Disse-lhes para não sujarem a cidade. E sabe o que elas me disseram ?
- Nós não moramos aqui !
E eu retruquei que era feio sujar a casa dos outros. Mas o papel ficou lá no chão...

Beijo