terça-feira, 8 de junho de 2010

O Vira de Sintra de Manuel Dias Pereira


"O senhor Manuel da Música" e eu, há uns anos atrás.

O senhor Manuel Dias Pereira, mais conhecido na aldeia de Maceira (a minha aldeia) por "senhor Manuel da Música," é um homem admirável que ama verdadeiramente Maceira e a sua gente, e que, por sua vez, é acarinhado e muito, muito estimado por toda a gente da terra.
Ele é, há mais de cinquenta anos, o grande impulsionador e orientador da parte musical e coral da Sociedade Recreativa "Os Alegres de Maceira." Ainda agora, com 95 anos, ele dá a sua extraordinária colaboração e apoio, a sua imensa alegria e entusiasmo aquela Sociedade. Ainda neste ultimo Natal, no tradicional almoço que se realiza há mais cinquenta anos, sem interrupção... um dos momentos altos foi quando o senhor Manuel da Música subiu ao palco para cantar a solo Hino de Maceira. Foi comovente e muito belo.
É beirão, residente há muito anos na zona de Mafra. Tem vários livros publicados, sendo um deles - Viver a Cantar - uma colectânea de Canções do Grupo coral de Maceira. É deste livro que publico hoje aqui o "Vira de Sintra."
Tenho um carinho muito especial por este grande homem, e um enorme prazer em conversar com ele e, sobretudo, em ouvi-lo. É uma fonte de sabedoria.
Agradeço a Deus por a sua preciosa e laboriosa vida e por ser a pessoa linda que é.
Desejo muito que o senhor Manuel da Música continue connosco ainda por muitos anos, com saúde - a dele parece de ferro - e com muita alegria.
De todo o coração quero dizer-lhe:
Muito, muito obrigada, meu bom e estimado amigo, por tudo quanto fez e está a fazer por Maceira e por o seu povo.
Bem haja.

O Vira de Sintra


A pauta do Vira de Sintra.
Clique em cima para ampliar
.

No Vira de Sintra aprendi
As freguesias do concelho,
Terras lindas que eu percorri
De um concelho que é tão velho;

Foi por Queluz que comecei
E o seu palácio eu fui ver,
O vira de Sintra cantei
E depois a Belas fui ter!

Refrão

Este vira de Sintra,
É um vira ideal,
É um vira saloio
E é de Portugal;
É vira que se dança,
E nos faz vibrar,
É vira que nós temos
Prazer em cantar! (Bis)

Depois de ir a Agualva-Cacém
Segui para Rio de Mouro,
Nestas terras também cantei
Pois são joias do meu tesouro;

Fui a Mem-Martins -Algueirão,
A São Pedro e Santa Maria.
A São Martinho e São João
Para cantar com alegria!

A Colares eu fui parar
E um pouco lá eu descansei,
Fui ver belezas de encantar
E o vira também lá cantei;

Para a Terrugem eu fui ter
E aqui se cantou um bocado,
Depois, com carinho fui ver
O São João Degolado!

Depois fui a Pero Pinheiro
E a Montelavar, mesmo ao pé,
Terras em que o operário canteiro
Faz arte, mostrando o que é;

Almargem do Bispo foi fim
De ver catorze freguesias,
Todas elas foram p'ra mim
Motivo de ter alegria!

(Manuel Dias Pereira)
No livro - Viver a Cantar

10 comentários:

gaivota disse...

muito bonito!
uma viagem pela linda zona de sintra!e com música ainda melhor...
quase me "passeei" a recordar algusn anos que andava por aí
tínhamos casa em s.julião, ericeira...
beijinhos

renato disse...

Cara Viviana!

Muito amor e carinho neste post, bem escrito e com música a lembrar os maravilhosos "velhos" tempos!

Parabéns para a juventude do Sr.Manuel e parabéns pela linda foto ao lado da juventude da Viviana!

Este é o verdadeiro País!

Um abraço

Renato

Unknown disse...

Parabéns a esse senhor e que a juventude o siga como exemplo.

Beijo.

Rosa disse...

Autênticos exemplos de vida.
Que seja abençoado pelo Senhor com mais alguns anos com saúde e a mente sã.

Quando abri o post e apareceu a foto pensei, conheço esta senhora :)
a Viviana está linda.

Desejo que tenha uma noite abençoada, ao som da chuva que cai. (aqui chove serenamente).
Eu vou fazer um pouco de serão, assim ouço a chuva a cair no telhado.
Beijos

Viviana disse...

Querida Gaivota

Saudades destas terras, não é?

Elas prendem-nos...

Um grande abraço, boa amiga

viviana

Viviana disse...

Olá Renato, meu bom amigo.

Há tanta coisa guardada dentro de nós!

Espanta-me a capacidade e o volume...

Então, quando já se viveram quase 70 anos!

E quando se observa tudo...

É só abrir um pouco a porta do coração e da memória...e as coisas guardadas saltam cá para fora...

Giro, não é?

Obrigada pelas palavras de apreço.

Tenha uma boa noite Um abraço grande

viviana

Viviana disse...

Olá meu amigo Manuel

Também é esse o meu desejo.

Sempre que posso tento estimular os mais novos.

Eles devem ser os continuadores naturais.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Olá boa amiga

O Sr. Manuel da Música é um bom cristão.

Homem de muita fé, e vida exemplar.

Por isso eu creio sim, que o Senhor o irá abençoar.

Aqui também chove serenamente.
Cai certinha e miudinha.

Está mesmo bom para dormir.
O Teco já pegou no sono: está todo refastelado a dormir no sofá da sala ao pé do Jorge.

Um grande abraço

Beijos para os quatro

Viviana

carmen disse...

Vivi:

é muito bom termos amigos que nos fazem felizes... Que esta amizade possa durar por muito tempo e que ele se mantenha firme, com a memória boa para que possam relembrar muitas alegrias, por muito tempo!!!

bjs, querida

Viviana disse...

Querida Carmen

Sim, amiga

A amizade é um bem precioso.
De tão bela e importante...não pode sequer ser bem descrita.

Que a nossa perdure por toda a eternidade!

Beijos

Bençãos sem fim, dos céus

viviana