quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Convento das Águias/Mosteiro de S. Pedro das Águias


Convento das Águias / Mosteiro de S. Pedro da Águias

Aprecio muito coisas antigas.
Ontem encontrei, por acaso, na net, esta bela imagem da qual gostei imenso. Fui pesquisar um pouco e aprendi mais alguma coisa.
Trata-se de uma imagem dos claustros do Convento das Águias / Mosteiro de S. Pedro das Águias, localizado em Tabuaço.
É um Templo de pequena dimensão construído nos séculos XII/XIII que pertenceu á Ordem de Cister, composto de uma única nave e capela-mor rectangular. Os monges foram mantendo o templo primitivo até 1832, ano em que foram extintas as Ordens Religiosas.
Acrescento que me apercebi que se contam várias lendas relacionadas com este local.

6 comentários:

Anita disse...

Somos abençoados por Deus todos os dias.
Hoje é um dia bom para adorar e celebrar a bondade do Senhor.

Viviana querida tenho tido alguns problemas com o computador e por isso não tenho passado tanto por aqui como desejava.
Obrigado pela partilha de mais uma beleza do nosso País.

Votos de um dia abençoado.
Beijinhos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Pelos caminhos da vida. disse...

Desejo que em sua vida...

Não exista cara feia,
Não exista bolso furado,
Não exista tempo apressado,
Muito menos grãos de areia.
Não exista tempo fechado,
Não exista problema dobrado,
Não exista sonho frustrado,
Muito menos amor acabado.
Não exista amigo esquecido,
Não exista negócio falido,
Não exista boato mexido,
Muito menos dinheiro sumido.
Não exista tempo nublado,
Não exista ambiente abafado,
Não exista corpo dobrado,
Muito menos bom senso abalado.
Não exista mágoa engolida,
Não exista emoção reprimida,
Não exista alma sofrida,
Muito menos felicidade perdida...
Só desejo que você seja feliz!!!

(Desconheço o autor).

beijooo.

esperança disse...

Bom dia minha muito querida maninha, de coração bom e doce

"Pomba de verdadeira paz,
Imergem de nenhuma servidão."

Ontem gostei, como sempre, do poema de Miguel Torga. Aprecio muito as águas, e sempre que as vejo, especialmente na Madeira, estas são mais pequenas, fico-me a olha-las...A apreciar o seu voar, o seu planar, lá muito em cima.

Hoje aprendi mais um pouquinho, pois não conhecia, o Convento das Águias, nem S. Pedro das Águias. Conheço Tabuaço apenas de nome.
Como tu, aprecio todas estas, e outras coisas antigas; fico maravilhada ! E o nosso Portugal está cheiinho de grandiosas e belíssimas construções!!!...Por todo o lado.
Tem tenhamos todos um bom resto de dia
Esperança

Viviana disse...

Olá, querida Anita!

Sim, boa amiga,"Hoje é um dia bom para adorar e celebrar a bondade do Senhor".

Oxalá consiga resolver rápido esses problemas com o computador.

Não se preocupe por não poder vir sempre aqui...

Eu sei que a nossa amizade é FORTE!.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Olá, Ana linda!

Quanto desejo bom, de si para mim!

Obrigada

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá, minha linda maninha Esperança!

Que bom que gostáste do poema do Miguel Torga!

É lindo, sim.

Quanto ás águias, elas são de uma enorme beleza!

Eu também não conhecia nada sobre o Convento das Águias... mas é sempre bom aprender!

Um beijinho

viviana