sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lamento da mãe orfã - Um poema de Cecília Meireles


Imagem da net

ATENÇÂO!

AVISO IMPORTANTE

Se o leitor fôr impressionável, então não leia este poema, pois poderá ficar chocado.

Para mim, ele é muito belo, pois reflete um imenso e profundo Amor de mãe, que nas palavras da grande Cecília Meireles nos toca e nos comove.

Quem seria capaz de escrever sobre isto?

Talvez o nosso Fernando Pessoa... no poema "O MENINO DE SUA MÃE"

Lamento da Mãe orfã

Foge por dentro da noite
reaprende a ter pés e a caminhar,
descruza os dedos, dilata a narina à brisa dos ciprestes,
corre entre a luz e os mármores,
vem ver-me,
entra invisível nesta casa, e a tua boca
de novo à arquitetura das palavras
habitua,
e teus olhos à dimensão e aos costumes dos vivos!

Vem para perto, nem que já estejas desmanchando
em fermentos do chão, desfigurado e decomposto!
Não te envergonhes do teu cheiro subterrâneo,
dos vermes que não podes sacudir de tuas pálpebras,
da umidade que penteia teus finos, frios cabelos
cariciosos.

Vem como estás, metade gente, metade universo,
com dedos e raízes, ossos e vento, e as tuas veias
a caminho do oceano, inchadas, sentindo a inquietação das marés.

Não venhas para ficar, mas para levar-me, como outrora também te trouxe,
porque hoje és dono do caminho,
és meu guia, meu guarda, meu pai, meu filho, meu amor!

Conduze-me aonde quiseres, ao que conheces, - em teu braço
recebe-me, e caminhemos, forasteiros de mãos dadas,
arrastando pedaços de nossa vida em nossa morte,
aprendendo a linguagem desses lugares, procurando os senhores
e as suas leis,
mirando a paisagem que começa do outro lado de nossos cadáveres,
estudando outra vez nosso princípio, em nosso fim.

Cecília Meireles
In: Mar absoluto -1945-

9 comentários:

gaivota disse...

li-te, mas, HOJE, especialmente, não o deveria ter feito...
gosto dos poemas de cecília, mas hoje não devia... já está, paciência!
beijinhos

renato disse...

Olá, Viviana!

Poema muito intenso, mas carregado de realismo e pleno de Humanismo!

Eu "gostei" de ler porque não são só os poemas cor de rosa que devem ser lidos e admirados!

Um abraço e continuação de boa tarde!

Renato

Pelos caminhos da vida. disse...

Grande Cecília Meireles.

Sublime poema.

Desejo que seu fim de semana seja de muitas bençãos amiga.

beijooo.

Viviana disse...

Olá Gaivota linda

Eu bem que avisei...

Eu compreendo, boa amiga.

Temos dias, e dias...

Um grande abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Renato, meu bom amigo

Eu sabia que o Renato iria apreciar este poema da Cecília Meireles!

Tambem gostei.

Não o conhecia antes de aqui o publicar.


È como diz, temos que conhecer um pouco de tudo.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Ana linda

A minha amiga gostou do poema!

Interessante!

Eu já apreciava a obra desta grande autora, porém depois de conhecer este seu poema, passei a apreciá-la ainda mais.

Um abraço e uma boa noite

viviana

neli araujo disse...

Olá, Viviana!

Muito forte este poema, porém cheio de significado!

Uma beijoca saudosa na amiga,

Neli

Viviana disse...

Querida Néli

Compreendo que a minha boa amiga aprecie este poema...

Com esse espírito poético e sensível que tem!

Um abraço

viviana

rsl disse...

Só Cecília tem o poder de descrever dor tão pungente de forma levíssima. Sua construção poética é sempre brisa, por mais que fale de pedras.