quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Paz



A paz

é uma pomba que voa.
É um casal
de namorados.
São os pardais
de Lisboa
que fazem ninho
nos telhados.
É o riacho
de mansinho
que saltita
nas pedras morenas
e toda a calma
do caminho
com árvores
altas e serenas.
A paz é o livro
que ensina.
É uma vela
em alto mar
e é o cabelo
da menina
que o vento
conseguiu soltar.
E é o trabalho,
o pão, a mesa,
a seara de trigo,
ou de milho,
e perto
da lâmpada acesa
a mãe que embala
o seu filho.

Sidónio Muralha

8 comentários:

neli araujo disse...

Viviana, minha querida!

Este é o terceiro poema que leio hoje que fala de "PAZ".

Acho que estamos todos muito necessitados dela, minha amiga!

Belíssimo este poema de Sidónio Muralha!

"...e perto
da lâmpada acesa
a mãe que embala
o seu filho."

Este trecho foi o que mais me tocou, pois não há maior paz do que a mãe embalando o filho, amiga!

Aproveito para agradecer todas as mensagens diárias que me enviou neste período que estive ausente.

Muito obrigada por teu carinho e pelas palavras sempre tão edificantes, Vivi!

beijo carinhoso,

Neli

Jacira mavignier disse...

Oi, Viviana!

Parece que hoje resolveram escrever sobre a Paz. Estive no Blog da Nely, e lá encontrei uma bela poesia falando de paz.

Esta que fiz agora, dedico a você.

Paz aos homens

A paz do mundo,
a paz dos homens
o mundo sem guerras,
o mundo sem dor
do sangue carmim derramado
a alva, a neve, ao fulgor


Todos repousam em
suas asas, todos
repousam nas asas da paz,
tudo viaja em suas asas...
a branca cor representas
pela doçura que trás...


Mas, há sim, a PAZ verdadeira
A PAZ que só Um nos deixou
aquela em que a alma descansa
aquela que liberta o ser
A PAZ que foi deixada por Ele
e que o mundo não pôde entender...

Beijos

renato disse...

Olá Viviana!

Por muito que queiramos que a PAZ seja uma realidade, haverá sempre alguém que impeça que ela exista em todos os dominios da vida e do mundo!

Outros factores mais altos se levantam, como os económicos, aliados a guerras e todas as questões hostis!

Mas, no dia a dia terá que ser cultivada por todas as pessoas de bem, até atingirmos o objectivo de que o Mundo necessita: Muita Paz!

Grande Abraço,


Renato

esperança disse...

Olá maninha muito querida, boa noite.

Que lindo este poema sobre a paz, que nos ofereceste hoje. Para apreciar todas essas coisas simples de que fala o poeta, e que estão em todo o lado que a nossa vista alcança... para termos olhos de ver, é necessário termos alegria.
Depois há a falta de paz, a guerra, que semeia a do.
Beijinhos

Viviana disse...

Querida Neli

Interessante, amiga.

Precisamos sem dúvida, urgentemente de Paz.

"...e perto
da lâmpada acesa
a mãe que embala
o seu filho."

Muito belo mesmo.

Quanto ás mensagens, não precisa de adradecer.

Eu é que fico grata por a Neli as ler e as valorizar.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Jacira querida

Quanto eu lhe agradeço pelo poema composto para mim!

Que coisa linda!


"Mas, há sim, a PAZ verdadeira
A PAZ que só Um nos deixou
aquela em que a alma descansa
aquela que liberta o ser
A PAZ que foi deixada por Ele
e que o mundo não pôde entender..."

Que grande verdade estas palavras encerram!

Nós sabemos que assim é.

Quanta alegria nos dá!

Obrigada, boa amiga

um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Renato, meu bom amigo

Infelizmente assim é.

Quantos que "enchem" a boca com a palavra Paz, e cuidam apenas de promover e fazer a guerra.

Mas como o meu amigo afirma, é diariamente que cada um no local onde está, deve fomentar e fazer a paz.

Não há motivo para desistirmos de tentar.

Uma boa noite

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança

Na realidade este poema é muito belo.
Simples, mas muito belo.

Conheço mal o autor, penso tentar saber mais acerca dele.

Falas em alegria

que ela esteja sempre presente nas nossas vidas!

Eu não imagino como será viver sem alegria...

um beijo

viviana